ICMS pago pela Embratel reduz lucro da Telmex

A Teléfonos de México (Telmex), que no Brasil controla a Embratel, anunciou lucro líquido de 6,01 bilhões de pesos mexicanos (US$ 557,1 milhões) no terceiro trimestre. O desempenho representa queda de 16,7% na comparação com o lucro de 7,21 bilhões de pesos registrado no mesmo período do ano passado. A queda do lucro foi acompanhada por uma diminuição de 13,7% no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que fechou o terceiro trimestre em 16,8 milhões de pesos. A margem Ebitda caiu 6,4 pontos percentuais para 38,7%.
Em comunicado, a Telmex atribui a queda na margem Ebitda e conseqüentemente no lucro da companhia aos R$ 515 milhões pagos pela Embratel, referente a encargos não recorrentes de ICMS que a empresa pagou no Brasil. Segundo a Telmex, a Embratel está esperando resultado de negociação feita com a maioria dos Estados brasileiros para aliviar a carga do ICMS.
Excluindo-se o efeito da carga não recorrente do ICMS pago pela Embratel, o Ebitda teria alcançado 19,4 milhões de pesos e a margem teria sido de 44,8%. A companhia informa também que, se o acordo já tivesse sido aprovado, o lucro líquido poderia ter sido 3,6% maior ao invés de ter caído 16,7%. As operações no México representaram 73% das receitas, e o Brasil, os 24% restantes.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!