Guimarães, da Globo, diz que preocupação é com o que é vendido fora

A preocupação manifestada por Evandro Guimarães, vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo, no Senado Federal na semana passada, em relação à comercialização de publicidade pelos canais estrangeiros, tem um foco específico: a publicidade que é comercializada fora do País, mas que atinge o mercado brasileiro nos canais pan-regionais.
Guimarães causou polêmica entre programadores de TV por assinatura ao declarar que a publicidade nesses canais pagos é "evasão de divisas" e "contrabando" já que são "comerciais que estão gerando empregos lá fora, gerando lucro lá?. O problema, explica Guimarães, não é aquilo que é comercializado no Brasil, por meio de agências brasileiras. "Os comerciais produzidos no Brasil e vendidos aqui geram empregos no Brasil, e isso é bom. O problema é que há marcas mundiais, pan-regionais, que fecham pacotes lá fora, geram empregos lá fora, produzem seus comerciais lá fora e isso vem como parte de uma programação vendida no Brasil". Ele lembra que esse tipo de prática prejudica agências e veículos baseados no País. "Hoje, esse não é um problema econômico sério, porque a TV paga está em apenas 8% dos lares. Mas e quando estiver em 35%, 40%?", indaga o executivo. "Contrabando é a transferência de riquezas na marra, sem contrapartidas para o país. Por isso essas práticas são contrabando sim, porque estão vendendo lá fora a audiência e o poder de compra de brasileiros".
Para Evandro Guimarães, mais grave não é esse fato em si, mas o que ele pode significar. "O que eu quero chamar a atenção é para a questão do conteúdo, que pode ser produzido e viabilizado economicamente lá fora, sem gerar nenhum tipo de contrapartida para o País, e ser distribuído pelos meios convergentes por aqui. Esse é o problema grave, e o exemplo da programação internacional da TV paga, com esses casos de publicidade comercializada lá fora, é bom para ilustrar essa minha preocupação".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!