Nokia vende Alcatel Submarine Networks ao governo da França

cabo submarino

A Nokia anunciou, nesta quinta-feira, 27, que definiu a venda da Alcatel Submarine Networks (ASN), companhia de redes submarinas, ao governo da França. O comprador está sendo representado pela Agence des participations de l'Etat (APE) e o valor da transação é de 350 milhões de euros. 

O Ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, afirmou que o Estado Francês está entusiasmado em adquirir 80% das ações da ASN. "A empresa é uma das líderes mundiais no mercado de cabos submarinos e a única do seu tipo na Europa", ressaltou.

A Nokia manterá uma participação de 20% com representação no conselho para garantir uma transição suave até a saída planejada, momento em que o Estado Francês adquirirá a fatia que ainda resta à Nokia.

Notícias relacionadas

A venda está prevista para ser concluída até o final de 2024 ou início de 2025, sujeita à consulta formal ao Conselho de Trabalhadores francês da ASN e outras condições habituais de fechamento e aprovações regulatórias.

Segundo a Nokia, ao se desfazer da ASN, um negócio autônomo e não essencial, ela poderá concentrar seu portfólio de Infraestrutura de Redes em oportunidades de crescimento em seus mercados principais e melhorar a lucratividade do grupo de negócios de Infraestrutura de Redes. "A transação demonstra a gestão ativa do portfólio de negócios da Nokia, um dos seis pilares estratégicos da empresa", alegam em nota.

A partir do segundo trimestre, a Nokia espera contabilizar a ASN como uma operação descontinuada. Futuramente, o Grupo de Negócios de Infraestrutura de Redes da Nokia será composto por três unidades: Redes Fixas, Redes IP e Redes Ópticas. 

Isso deve reduzir as vendas líquidas de Infraestrutura de Redes em aproximadamente 1 bilhão, mas aumentará a margem de lucro operacional em 100 a 150 pontos-base. Isso não afeta, segundo a companhia, a perspectiva financeira anteriormente divulgada em seu relatório financeiro do Q1 de 2024, em 18 de abril de 2024.

A venda proposta da ASN para o Estado Francês é resultado de discussões que concluíram que o mesmo seria o "guardião" mais relevante da ASN. "Com interesse de longo prazo na operação e manutenção de infraestruturas críticas, o Estado Francês garante a continuidade para clientes, funcionários e parceiros da ASN", afirma a Nokia.

Como agência de participações acionárias do Estado Francês, a APE possui um amplo portfólio em múltiplos setores industriais, serviços e negócios, atendendo clientes globais. Para o Presidente e CEO da ASN, Alain Biston, "a propriedade do Estado Francês oferece uma plataforma estável para expandir ainda mais a oferta tecnológica integrada verticalmente".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!