A Nokia anunciou nesta quinta-feira, 27, um acordo definitivo para aquisição da empresa norte-americana de soluções e semicondutores ópticos Infinera.
A transação selada entre as partes avalia a Infinera em US$ 6,65 por ação, ou um valor empresarial de US$ 2,3 bilhões. O montante representa prêmio de 28% em relação ao preço das ações da adquirida em 26 de junho, e de 37% em relação ao preço médio ponderado dos últimos 180 dias.
Pelos termos, pelo menos 70% da contraprestação será paga em dinheiro, ao passo que os acionistas da Infinera poderão optar por receber até 30% do pagamento total na forma de ações do tipo ADS da Nokia nos Estados Unidos.
"A Nokia e a Infinera veem uma oportunidade significativa na fusão para melhorar a escala e a rentabilidade, permitindo que a empresa combinada acelere o desenvolvimento de novos produtos e soluções", explicou um comunicado conjunto da dupla
"A transação está fortemente alinhada com a estratégia da Nokia, pois espera-se que fortaleça a liderança tecnológica da empresa em óptica e aumente a exposição aos clientes 'webscale', o segmento de mercado que mais cresce", prosseguiu a Nokia.
Também nesta quinta-feira, a Nokia anunciou a venda da sua divisão Alcatel Submarine Networks (ASN) ao governo da França, em negócio de 350 milhões de euros por iniciais 80% da operação.
Impactos
A Nokia acredita que a transação com a Infinera traz "mérito financeiro e estratégico convincente", inclusive para alcance de uma margem operacional de dois dígitos em seu negócio de Redes Ópticas.
Após a operação, a fornecedora europeia também tem como objetivo alcançar 200 milhões de euros em sinergias de lucro operacional comparável líquido até 2027.
"Acreditamos que agora é o momento certo para dar um passo inorgânico convincente para expandir ainda mais a escala da Nokia em redes ópticas. As empresas combinadas têm uma forte adequação estratégica, dado os perfis de clientes, geográfico e tecnológico altamente complementares", afirmou o presidente e CEO da Nokia, Pekka Lundmark, em comunicado.
"Juntos, teremos maior escala e maiores recursos para definir o ritmo da inovação e atender às necessidades dos clientes em rápida mudança, em um momento em que soluções ópticas são mais importantes do que nunca – em redes de telecomunicações, aplicações entre data centers e agora, dentro do data center. Essa combinação aproveitará ainda mais nossas tecnologias de semicondutores ópticos verticalmente integrados. Além disso, nossos stakeholders terão a oportunidade de participar do crescimento de um líder global em soluções de redes ópticas", apontou David Heard, CEO da Infinera.