A Nokia e a operação colombiana da Claro anunciaram nesta quarta-feira, 26, a conclusão da primeira fase da implantação de 5G da Colômbia, compreendendo mais de mil sites no país.
O projeto foi concluído nos quatro meses após as autoridades colombianas emitirem licenças de 5G e fornecerá tecnologias de rádio, core e transporte, afirmou a fornecedora.
A Nokia também assinou um novo contrato para implantar mais 400 sites 5G para a parceira. Além disso, também fornecerá solução para gerenciamento contínuo de rede e para operações automatizadas, bem como serviços de otimização de rede e suporte técnico.
O acordo oferece cobertura 5G nas seis principais cidades da Colômbia, com planos de expansão para outras 14 cidades em 2024. Segundo a Nokia, a parceria também estabelecerá bases para futuras inovações em setores como transporte, mineração, energia e petróleo e gás, entre outros.
Em comunicado, tanto o CEO da Claro Colombia, Rodrigo de Gusmao, quanto o presidente da unidade de redes móveis da Nokia, Tommi Uitto, comemoraram a manutenção da parceria de longo prazo entre a operadora e a fornecedora.