CDMA terá 1 bilhão de usuários em 2010

Em 2010 haverá 1 bilhão de usuários de celulares com tecnologia CDMA ao redor do mundo. Desse total, cerca de 70% será CDMA2000, afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDMA Development group (CDG). "A partir de 2006, o GSM começará a perder força e em 2011 o padrão CDMA já o terá ultrapassado", previu o executivo.
Segundo LaForge, os principais desafios para as operadoras CDMA na América Latina este ano é lançar serviços com redes 1xEV-DO e começar a se diferenciar o quanto antes dos concorrentes GSM com serviços mais avançados de dados.
Outro desafio é baratear os terminais. Ele calcula que as operadoras que seguirem o padrão CDMA2000 terão uma grande vantagem nesse sentido, em comparação com aquelas que trilharem o caminho do WCDMA. De acordo com LaForge, em 2007, os celulares CDMA2000 custarão em torno de US$ 44 – uma diferença pequena em relação aos US$ 35 dos terminais GPRS. Enquanto isso, os handsets WCDMA ainda estarão muito mais caros, porque precisam de mais componentes.

Notícias relacionadas

Roaming de dados

Uma grande discussão que deve tomar conta do mundo CDMA nos próximos anos é o roaming de dados. Atualmente existe apenas alguns acordos na Ásia, entre a China Unicom e a SK Telecom, da Coréia do Sul. Em breve esses acordos serão replicados para operadoras americanas. Na América Latina talvez demore um pouco, pois o mercado de dados ainda é incipiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!