O presidente da International Launch Services (ILS), Mark Albrecht, afirmou nesta quinta, 26, no Rio de Janeiro (RJ), que a América Latina e a Ásia são os principais mercados de satélites atualmente. Segundo o executivo, esses dois mercados devem apresentar muitos projetos de consolidação na área satelital com o propósito de fazer um projeto maior, a exemplo do acordo que ocorreu entre a Hispasat e Telemar, que deu origem à Hispamar para o lançamento de um só satélite com duas bandas – C e Ku. A ILS é a empresa que lançará o satélite Amazonas, da Hispamar, no início de julho, no Cazaquistão. A Hispasat investiu US$ 300 milhões no Amazonas que ficará na posição orbital de 61º a Oeste (sobre a Amazônia) e cuja vida útil será de 15 anos.
Primeira operação
O lançamento do Amazonas será a primeira operação da ILS na América Latina e o terceiro lançamento para a Hispasat. Os outros dois satélites da Hispasat foram lançados pelo veículo lançador de satélites (VLS) Atlas. Já o Amazonas será lançado pelo VLS Proton. Segundo Albrecht, a taxa de sucesso de lançamento de satélites da ILS é de 97%. Além da base do Cazaquistão, a ILS mantém outra base em Cabo Canaveral, nos EUA. A ILS é uma joint venture entre Lockheed Martin, Khrunichev State Research e Production Space Center. Desde a sua fundação, a empresa já realizou mais de 880 vôos para o lançamento de satélites. Somente no ano passado, foram lançados 15 satélites.