Porto de Suape implementa rede privativa 5G como prova de conceito

O Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, instalou uma rede 5G standalone privativa na faixa de 3,5GHz, como uma prova de conceito (PoC). O projeto foi implantado em uma parceria com a Embratel e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, com Internet móvel da Claro.

A conectividade de quinta geração foi empregada para o uso de câmeras inteligentes integradas com uma solução de video analytics, a fim de automatizar processos logísticos de identificação e monitoramento de entrada e saída de veículos no atracadouro. A iniciativa minimizou o tempo e os esforços manuais usados para conferência do fluxo de cargas de automóveis do pátio.

O hub de veículos do porto-indústria conta com três pátios públicos para o armazenamento de automóveis, com capacidade de movimentação anual de 250 mil carros. Durante a prova de conceito, as câmeras conectadas executaram a leitura da tag dos carros, coletando o número do chassi, por meio de inteligência artificial (IA). Os dados eram registrados automaticamente em uma plataforma, que armazenava o horário de chegada no pátio, a vaga em que foi estacionado e quando foi retirado do local.

Notícias relacionadas

O projeto contou com a participação de diferentes empresas. A Atos forneceu a solução de video analytics; a Nokia disponibilizou e implementou a infraestrutura 5G SA, com rádio gNodeB, o core 5G SA cloud-native e seu orquestrador; a Amazon Web Services (AWS) foi provedora de nuvem; e Arsitec e Spirent atuaram na autenticação de dispositivos.

Inovação

Em 2019, o Porto de Suape criou o Programa de Inovação, para transformação digital do complexo, dentro do qual se encaixa a iniciativa. Novas possibilidades com uso de 5G, IA, aprendizado de máquina, entre outras tecnologias, estão sendo analisadas, após a realização desta PoC.

No setor portuário, há outras aplicações para uso de 5G. O Ship to Shore (STS) é uma máquina que realiza a movimentação de contêineres, por exemplo, que pode ser manuseada a distância, em tempo real. Empregando Internet das Coisas (IoT), é possível estabelecer a comunicação entre diferentes dispositivos que transitam pelo terminal, assim como a instalação de Veículos Autoguiados (AGVs).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!