Qualcomm lança UMB para comepetir com WiMax e LTE

A Qualcomm apresentou ao mercado norte-americano nesta terça-feira, 27, durante a CTIA Wireless, o desenvolvimento de uma solução de equipamentos com sua tecnologia Ultra Mobile Broadband (UMB). Trata-se de uma evolução da linha EV-DO que virá depois de sua revisão B, lançada há pouco tempo. A idéia é que a UMB compita com outras duas tecnologias de banda larga sem fio: 3G LTE e WiMax.
Inicialmente, a UMB pode alcançar velocidades de até 40 Mbps no downlink e 10 Mbps no uplink. A feqüência que será utilizada pela UMB ainda não está definida, mas é melhor que não seja a mesma ocupada hoje pelas operadoras celulares, porque requer mais espectro. O COO da Qualcomm, Sanjay Jha, acredita que a UMB utilizará faixas como 2,3 GHz ou 2,5 GHz.
Embora já pesentes na feira para testes, os equipamentos UMB da Qualcomm serão lançados comercialmente apenas em meados de 2008. As primeiras implementações de redes UMB devem acontecer em 2009. A Qualcomm apresenta na feira dois equipamentos UMB: o cell site modem CSM8900 e o mobile data modem MDM8900.

Notícias relacionadas

WiMax

O CEO da Qualcomm, Paul Jacobs, não descarta o desenvolvimento de chips para LTE ou WiMax: "onde houver mercado, nós estaremos". Porém, não perdeu a oportunidade de criticar o WiMax: "Fala-se muito sobre WiMax. Mas agora que essa tecnologia está virando realidade, percebemos que não garante a eficiência espectral que prometia".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!