Braço da Microsoft para o segmento de nuvem, a Microsoft Azure apresentou uma expansão de seu portfólio cloud para operadoras de telecom, inclusive com recursos de inteligência artificial e com a abertura de programas para parceiros.
O conjunto de novidades foi apresentado na semana em que teve início o MWC 2023, em Barcelona (Espanha). Na edição anterior do evento, em 2022, a empresa norte-americana já havia introduzido o Azure for Operators ao mercado.
Agora, o portfólio foi expandido com o lançamento de versão pública e preliminar do Azure Operator Nexus. A plataforma para operadoras de telecom tem a AT&T como primeira operadora cliente; a norte-americana já executa núcleo (core) de rede móvel 5G standalone na nuvem da Azure, além de utilizar data centers próprios.
De acordo com a Microsoft, ao executar cargas de trabalho nas instalações em nuvem, as operadoras poderiam reduzir custos totais de propriedade (TCO) e monetizar investimentos mais rapidamente. Avanços nas capacidades de automação e a compatibilidade da plataforma com soluções de fornecedoras como Ericsson, Nokia e Mavenir também foram destacadas como possíveis habilitadoras de economias.
Em paralelo, a Microsoft ainda apresentou programas para parceiros. Um deles mira integradores de sistemas que garantam suporte no ecossistema de nuvem para a cadeia de telecom. O outro (chamado de Azure Operator Nexus Ready) envolve a certificação de APIs de fornecedores de CNF, VNF e outros softwares para funções virtualizadas de rede. Neste caso, empresas como Enea e Comtech já anunciaram adesão.
Inteligência artificial
Em meio ao buzz gerado pelo investimento da Microsoft na OpenAI (criadora do ChatGPT), a Azure também apresentou novos recursos para operadoras de telecom baseados em inteligência artificial.
Um deles é focado na obtenção de "insights" a partir das bases de dados massivas das provedoras, enquanto a segunda mira o gerenciamento de serviços na nuvem híbrida com ajuda da AI. Neste caso, a britânica 3UK já desponta como operadora usuária.
Os anúncios da Microsoft ainda envolveram a disponibilidade geral das plataformas de mobile edge computing (MEC) privativo e core 5G da Azure, a expansão das soluções na América do Norte e na Ásia, novos gateways para comunicações de voz baseada em nuvem e serviços de correio de voz. A íntegra dos anúncios da empresa pode ser conferida aqui (em espanhol).