V.tal e Cisco ampliam capacidade de rede neutra para atender demanda 5G

Em meio a uma série de acordos e parcerias anunciados pela Cisco na MWC 2023, a fornecedora revelou estar trabalhando com a V.tal no aumento da capacidade da rede neutra de fibra óptica da operadora brasileira.

O movimento mira o suporte para redes 5G, uma vez que a V.tal tem como parte da estratégia suportar o tráfego de quinta geração das operadoras móveis. A habilitação de aplicações inovadoras da Internet do futuro também foi destacada como horizonte da parceria.

Para tal, soluções da Cisco para arquitetura de transporte "fim a fim, automatizada e convergente" serão utilizadas na implantação e gerenciamento das redes de fibra. Segundo comunicado, o uso dos recursos (Routed Optical Networking e Segment Routing) deve tornar a operação da brasileira mais rápida e econômica.

Notícias relacionadas

"[O acordo] fornecerá à V.tal flexibilidade e agilidade para adicionar capacidade e expandir a rede à medida que as demandas de conectividade das operadoras e de seus clientes continuam a crescer", abordou a Cisco. Para a fornecedora, o acordo com a rede neutra é mais um elemento do "momentum" de integração IP+Optical.

Novidades

Além do acordo com a empresa brasileira, a Cisco apresentou novos produtos e um balanço de parcerias ao redor do globo. Um resumo das atividades da empresa de San Francisco no MWC 2023 pode ser conferido aqui.

Entre as novidades, a empresa reportou mais de 200 milhões de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) conectados na plataforma Cisco Mobility Services. Projetos estão em curso ao lado de players como o Grupo TIM na Itália e as operadoras BT, KPN, Telenor e Telstra, entre outras.

No segmento automotivo, a norte-americana também revelou trabalho ao lado da Mercedes-Benz para aprimorar a oferta da plataforma de conferências Webex em veículos da fabricante alemã – em uma intersecção dos segmentos de veículos conectados e trabalho híbrido.

Já ao lado da Intel, a fornecedora também deve colaborar na inovação para redes privativas 5G e na adoção da Internet das Coisas. NEC e NTT também foram listadas como parcerias em esforços de integração, automação e inovação em redes dedicadas para o segmento produtivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!