SBT diz que endossa modulação do ISDB, "conforme dito ao presidente"

Guilherme Stoliar, vice-presidente do SBT, diz a este noticiário que a emissora não endossa a carta enviada a nossa reportagem pela Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores, da qual o SBT é parte) na quinta, 26, e distribuída hoje para a imprensa em geral, em que levanta dúvidas sobre a adoção do padrão ISDB (japonês) do ponto de vista mercadológico. ?A carta da Abra não condiz, em boa parte, com o que o SBT pensa nem com o que nós, em conjunto com outros radiodifusores, discutimos com o presidente Lula e ao ministro Hélio Costa. A carta que enviamos ao presidente é a que vale?, diz, referindo-se ao conjunto de posições entregues ao presidente Lula na semana passada (a íntegra está disponível em www.telaviva.com.br/arquivos/carta_tvd.pdf). Segundo Stoliar, ?o SBT não autorizou nem a Abra nem quem quer que seja a dizer algo diferente?.

Divergência

A carta entregue pelos radiodifusores ao presidente Lula tem duas passagens que dão margem a uma interpretação ambígua. No item 3, mostram um série de requisitos que o modelo de TV digital deveria atender (alta definição, simulcast, mobilidade/portabilidade e interatividade) e dizem explicitamente que apenas a modulação BST-COFDM, ?utilizada pelo sistema ISDB-T/implantado no Japão?, atende a estes requisitos.

Notícias relacionadas
Mais adiante (item 4), a carta diz que as tecnologias adotadas têm que ser ?iguais às adotadas em mercados suficientemente grandes para garantir economia de escala com contínua redução de preços?. Mercados suficientemente grandes é um critério subjetivo. Os três padrões estão implantados em mercados grandes, mas nesse caso o japonês teria desvantagem. Guilherme Stoliar não comenta interpretações eventualmente divergentes. ?Acho deselegante comentar uma carta entregue ao presidente da República. Aliás, não demos autorização para que ela fosse divulgada?. Segundo Stoliar, a contribuição que o SBT tinha a fazer ?é a que está na carta entregue ao presidente, em que deixamos claro que o ISDB é o padrão que melhor atende às nossas necessidades?.
O SBT, ao lado da Rede TV e da Bandeirantes, é fundador da Abra, associação que surgiu em decorrência de uma insatisfação com os rumos da Abert, onde, argumentavam, as posições da Globo prevaleciam. Atualmente, a associação é presidida por Johny Saad, presidente do grupo Bandeirantes. Stoliar diz que o SBT não pretende deixar a Abra, mas que discutirá internamente a manifestação pública da associação feita sem sua autorização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!