Base mundial de conexões LTE alcançará 1 bilhão em 2017

A base mundial de conexões móveis de quarta geração (4G) no padrão LTE alcançará 1 bilhão em 2017, segundo estimativa da GSM Association. Isso representará aproximadamente 12% do total de assinaturas móveis daqui a quatro anos. Hoje, há 176 milhões de assinantes 4G no mundo, sobre um total de quase 7 bilhões de linhas em serviço.

Notícias relacionadas
A previsão é de que haja cerca de 500 redes 4G em operação no mundo em 2017, o dobro do número atual. Hoje, 20% da população mundial vive em áreas com cobertura LTE. Daqui a quatro anos, esse percentual subirá para 50%. Há redes de quarta geração em 12 faixas de frequência diferentes. As mais comuns são 700 MHz (usada nos EUA), 800 MHz, 1.8 GHz e 2.6 GHz (faixa brasileira).

Atualmente, os EUA são o mercado líder em tamanho da base 4G, respondendo por 46% do total de conexões com essa tecnologia. Lá, as redes LTE cobrem 90% da população. Mas quando o critério é proporção do 4G sobre a base total de conexões móveis, a liderança está com a Coreia do Sul, onde metade dos assinantes usa terminais LTE.

O assinante 4G consome em média 1,5 GB por mês, mais que o dobro dos demais. Em países emergentes, a receita média mensal por usuário (ARPU, na sigale m inglês) 4G é de sete a vinte vezes maior que a auferida entre assinantes de outras tecnologias móveis, relata a GSMA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!