GSM ultrapassará CDMA no Brasil em 2005, diz associação

O GMS chegará a 24,7 milhões de usuários em abril do ano que vem, enquanto que o CDMA terá 22,7 milhões de assinantes. As projeções são da IDC, feitas por encomenda da GSM Association, e foram divulgadas pelo vice-presidente de políticas públicas da associação, Ricardo Tavares. Até o final deste ano, ainda de acordo com estimativas, o GSM chega a 19,7 milhões de usuários e o CDMA fecha com 20,1 milhões. O crescimento previsto somente para dezembro deste ano, para ambas as tecnologias, é de 4% acima do esperado, por conta do Natal. Ainda no final do ano, a previsão é que o Brasil chegue ao 4º. lugar na posição mundial de assinantes móveis, atrás apenas da China, EUA e Japão. No mundo, haverá, em dezembro, 1,767 bilhão de usuários móveis e, segundo Tavares, a penetração de telefones GSM em todo o mundo é maior que a presença de televisores.

Market share

O expressivo aumento do market share no mercado brasileiro foi atingido, principalmente, por conta da manutenção do quadro regulatório, afirma o vice-presidente da GSM Association. O GSM chegou ao País com a entrada em operação da Oi, em junho de 2002. Daquele ano para cá, os investimentos em GSM (operadoras e fornecedores) somam R$ 4 bilhões, com 10 mil ERBs em todo o Brasil, cobertura GPRS em 3 mil localidades e EDGE em 350 cidades.

Notícias relacionadas
Outro motivo para a rápida expansão do GSM é o fato do sistema ser aberto. ?Não pagamos royalties. Temos 200 mil desenvolvedores de conteúdo em Java contra os 500 do Brew (plataforma da Qualcomm). O CDMA é uma tecnologia de nicho e terá apenas 20% do mercado brasileiro?, alfineta o vice-presidente da GSM Association. O CDMA, suas plataformas (como o Brew) e evoluções (1xRTT, EV-DO) são uma tecnologia proprietária da Qualcomm e a empresa norte-americana cobra 5% de royalties das operadoras e desenvolvedores de conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!