Lynk reivindica primeira ligação de voz entre satélite e celular

Foto: Reprodução/Lynk Global

A Lynk Global, fornecedora de telecomunicações satélite-celular, anunciou o que afirma ser a primeira prova concreta da uma chamada de voz bidirecional entre celulares convencionais conectados a satélites de baixa órbita (LEO). Em abril, a AST SpaceMobile alegou ter alcançado o mesmo feito durante um experimento de chamada feita do Texas (Estados Unidos) ao Japão.

De acordo com Charles Miller, CEO da Lynk Global, a companhia fez a primeira ligação bidirecional em 1° de junho. Ele colocou em dúvida a veracidade do experimento divulgado em abril pela AST SpaceMobile, sob a justificativa de que a rival não divulgou provas em vídeo ou áudio da chamada que teria ocorrido. "Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias", disse Miller ao parafrasear a famosa citação de Carl Sagan.

Vídeo mostrou ligação entre duas cidades diferentes no estado de Virgínia, nos Estados Unidos. Foto: Reprodução/Lynk Global
Notícias relacionadas

Disputa

Em suma, o vídeo divulgado pela Lynk Global revelou que a companhia utilizou os mesmos princípios tecnológicos daqueles divulgados pela concorrente em abril.

Na época, a AST SpaceMobile disse ter usado um smartphone convencional da Samsung, sem qualquer modificação de hardware. O responsável por estabelecer a conexão entre os dois celulares durante a ligação foi o satélite BlueWalker 3, da própria empresa. O equipamento serviu como uma espécie de antena 4G (LTE) e o segredo estava na faixa de frequência em que o processo foi realizado, segundo a companhia.

A Lynk Global também usou smartphones comuns sem modificações de peças. Um dos dispositivos mostrados no vídeo, por exemplo, era um Motorola Moto G4 Plus – lançado em 2016 – enquanto outros eram da Samsung. Os aparelhos estavam conectados aos satélites da empresa.

O vídeo publicado pela companhia também mostrou que algumas das ligações eram para funcionários que estavam no mesmo local, enquanto outras eram da sede da empresa em Virgínia (EUA) para outra cidade no mesmo estado. Houve também uma chamada via satélite em dois pontos de Londres, no Reino Unido. Um feito alcançado pela Lynk Global que não foi testado pela AST foi o uso da comunicação através de satélite para a troca de mensagens de texto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!