Os dados da Anatel sobre o crescimento no mercado de TV paga comprovam que o setor de TV paga via satélite (DTH) está especialmente aquecido, sobretudo por conta da competição entre as empresas de telecomunicações e a Sky. Segundo os números divulgados nesta segunda, 26, referentes a março, o DTH passou a casa dos 3 milhões de assinantes no Brasil. Dois fatores impulsionaram esse salto: desde o final de 2009 a Sky mudou a sua estratégia e passou a competir pelo assinante de menor poder aquisitivo, a exemplo do que já faziam Embratel, Oi e Telefônica. Com isso, o ritmo de crescimento do serviço, que já era forte, ficou mais intenso.
Outro fator é a forte atuação das teles, sobretudo da Embratel, no segmento. Pelos dados da agência, é possível inferir que as empresas de telecomunicações que atuam no segmento de DTH romperam a barreira de 1 milhão de assinantes, e que a Sky também teria rompido a casa dos 2 milhões de usuários.
A verificação exata é difícil porque a Anatel não abre o número por empresas e os balanços do primeiro trimestre ainda não foram divulgados. No caso da Embratel, a expectativa de mercado é que ela chegue a 500 mil clientes já em maio, ou seja, em um pouco menos de um ano e meio de operação.
TV por assinatura