Percepção do usuário sobre serviços de telecom melhora em 2023, diz Anatel

Todos os serviços de telecomunicações apresentaram aumento nos indicadores de satisfação percebidas pelo consumidor em 2023. Segundo os dados de pesquisa apresentados pela Anatel nesta terça-feira, 26, o celular pré-pago foi o serviço mais bem avaliado pelos usuários no ano passado, saindo de 7,70 para média geral de 7,79. Por outro lado, a pior avaliação foi a da TV por assinatura, que saiu de 7,22 para 7,41 na mesma base anual, mas ainda assim com melhoria de desempenho em relação ao ano anterior. 

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Para a análise, os usuários responderam a respeito de serviços de telefonia fixa, telefonia celular (pré-paga e pós-paga), internet fixa e TV por assinatura. Em entrevistas realizadas entre entre julho e novembro do ano passado, foram considerados cerca de 72 mil consumidores de empresas como Algar Telecom, BR Super, Brisanet, Claro, Gigabyte, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tim, Unifique, Valenet, Vero e Vivo

O celular pós-pago teve um avanço considerável, de 7,30 em 2022, para 7,61 em 2023, e a banda larga fixa, por sua vez, pulou de 7,07 para 7,43. A telefonia fixa passou de 7,45 para 7,73 entre um ano e outro.  

No ano passado, enquanto o celular pré-pago se manteve como o serviço mais bem avaliado pelos usuários, a banda larga fixa deu lugar à TV por assinatura como o serviço pior avaliado. 

Percepção de consumidores sobre serviços de telecom avança em 2023, mostra Anatel

Padrões de uso e serviços demandados

Para a superintendente de relações com consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, a pesquisa também apontou para um padrão comum no uso da internet. A maioria consumidores tanto da banda larga fixa (84,5%), quanto do celular pré (74,5%) e pós-pago (68,1%) utilizam muito mais o Wi-Fi no acesso à rede do que a franquia de dados.

Em 2023, apenas os clientes do pós-pago aumentaram o uso de dados em detrimento da rede fixa: neste ponto, a utilização do Wi-Fi passou de 68,2% para 61,4%, enquanto a franquia de dados aumentou de 30,4% para 35,1%. 

Além disso, Camarate chama a atenção para o alto consumo de vídeos e filmes (87%) entre os consumidores da banda larga fixa, e para chamadas de vídeo tanto entre os usuários de celulares pré (70%) e pós-pagos (77%). "Essas aplicações usam muita rede. Por isso, é necessário um preparo para a entrega de alta qualidade".

No entanto, as redes sociais correspondem pelo maior uso entre os consumidores do pós-pago (85%) e do pré-pago (75%), ao passo que o cliente da banda larga acessa mais a rede para a simples navegação na internet (92%).

Ao analisar os dados de 2023, a superintendente da Anatel ressalta que, para os usuários de serviços de rede fixa, como banda larga, internet, telefonia e TV por assinatura, a qualidade do funcionamento influencia diretamente na satisfação do consumidor junto à determinada empresa ou serviço.

Por outro lado, a qualidade da informação para o consumidor é fundamental nos serviços de telefonia celular pré e pós-pago. "O bom atendimento telefônico é muito caro ao consumidor, e isso influencia diretamente na sua satisfação quanto ao serviço. A grande maioria entra em contato com as empresas para as questões de funcionamento e obtenção de informações", diz.

Prestadoras regionais

De acordo com Artur Coimbra, conselheiro da Anatel, a amostra permitiu a identificar a percepção de uma melhor qualidade nos serviços das prestadoras regionais. "Os indícios que nós temos é que a percepção da qualidade do atendimento da operadora regional, muitas vezes por estar presente na cidade e mais próxima do consumidor, é superior", afirma.

De fato, isso aconteceu em algumas das categorias. Na internet fixa, a melhor avaliação é da BR Super, com 8,26. Já telefonia fixa, a liderança é da Unifique, com 8,49, assim como na TV por assinatura, com 8,04 de nota. Por outro lado, quem lidera a telefonia celular pós-paga é a Vivo, com 7,75, enquanto a Claro aparece como a melhor posicionada no pré-pago, com 7,94.

Além disso, Coimbra entende que a banda larga fixa ainda é o serviço mais utilizado por conta da oferta dos planos móveis com franquias de dados no país.

"A banda larga fixa ainda é um serviço dominante não apenas entre os usuários da TV por assinatura, mas é algo comum entre [quem possui] telefonia fixa, móvel e TV por assinatura pelo menos até o ambiente da telefonia móvel mudar no Brasil. A gente tem países em que o 5G está mais avançado onde há planos sem a franquia de dados", diz.

 

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