Net/Vicom faz demonstração de telefonia IP

A Net Serviços e sua unidade para serviços corporativos, a Vicom, aproveitaram a Telexpo, que acontece esta semana em São Paulo, para demonstrar a solução de telefonia IP oferecida pela rede da operadora de TV a cabo. Não é a primeira vez que a Net mostra o serviço, mas é a primeira vez que há um gateway de acesso à rede pública. Ou seja, a ligação não trafega apenas na rede do serviço Vírtua (serviço de acesso à Internet da Net), mas pode também chegar a qualquer ponto da rede pública de telecomunicações. A demonstração utiliza tecnologia da Cisco, Motorola e Trópico.
O sistema demonstrado é simples: um telefone é ligado a um cable modem, que faz a conversão do sinal de voz para pacotes IPs. Esses pacotes trafegam pela rede Vírtua até o gateway, que está localizado em Campinas (a demonstração é feita na cidade de São Paulo). De lá, a ligação é roteada para a rede pública.
A Net já chegou a negociar essa tecnologia com a Embratel, mas as conversas tomaram um ritmo mais lento nos últimos meses. De qualquer forma, a aposta da operadora é que o governo perceba o potencial desse tipo de tecnologia para promover a competição nos serviços de voz, tão deficiente no país, segundo a avaliação do ministro Miro Teixeira.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!