Net/Vicom faz demonstração de telefonia IP

A Net Serviços e sua unidade para serviços corporativos, a Vicom, aproveitaram a Telexpo, que acontece esta semana em São Paulo, para demonstrar a solução de telefonia IP oferecida pela rede da operadora de TV a cabo. Não é a primeira vez que a Net mostra o serviço, mas é a primeira vez que há um gateway de acesso à rede pública. Ou seja, a ligação não trafega apenas na rede do serviço Vírtua (serviço de acesso à Internet da Net), mas pode também chegar a qualquer ponto da rede pública de telecomunicações. A demonstração utiliza tecnologia da Cisco, Motorola e Trópico.
O sistema demonstrado é simples: um telefone é ligado a um cable modem, que faz a conversão do sinal de voz para pacotes IPs. Esses pacotes trafegam pela rede Vírtua até o gateway, que está localizado em Campinas (a demonstração é feita na cidade de São Paulo). De lá, a ligação é roteada para a rede pública.
A Net já chegou a negociar essa tecnologia com a Embratel, mas as conversas tomaram um ritmo mais lento nos últimos meses. De qualquer forma, a aposta da operadora é que o governo perceba o potencial desse tipo de tecnologia para promover a competição nos serviços de voz, tão deficiente no país, segundo a avaliação do ministro Miro Teixeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.