Mais de 770 milhões de aplicativos de autenticação biométrica deverão ser baixados anualmente até 2019, contra apenas 6 milhões de downloads neste ano, de acordo com relatório da Juniper Research. O número, se confirmado, reduzirá drasticamente a dependência de senhas alfanuméricas no mercado de telefonia móvel, impulsionando a adoção mais ampla de aplicativos deste tipo.
Ainda segundo o relatório, a autenticação via impressão digital representará a esmagadora maioria desses aplicativos, no médio prazo, impulsionada pelo aumento da implantação de scanners de impressões digitais dentro de smartphones, como o Touch ID da Apple. No entanto, o relatório constata que outras formas de identificação biométrica que não exigem hardware incorporados também estão surgindo, como o aplicativo ERGO, que permite desbloquear a tela de um celular Android encostando-o na orelha, e o serviço de autenticação de voz da Nuance.
Vantagens
Um dos principais benefícios da biometria identificado pelo relatório é a sua capacidade em melhorar a acessibilidade, reduzindo as taxas de rejeição de sistemas de autenticação. Além da segurança reforçada, aplicações biométricas podem melhorar a experiência do usuário, tornando-a de baixo atrito e fácil para o consumidor ao fazer transações. A pesquisa também afirma que, na medida em que os consumidores se sentirem mais seguros, prestadores de serviços como o Facebook podem adotar a identificação facial como uma maior segurança no login.