TIC Educação: escolas conectadas aumentam, mas dispositivos ainda são entrave

Foto: Fabiano Morari/MCom

A Pesquisa TIC Educação, do CGI.br, lançada nesta segunda-feira, 25, mostrou que 94% das instituições de ensino fundamental e médio estão conectadas à rede, mas apenas 58% contam com computador e Internet para uso dos estudantes. No total, foram feitas 10.448 entrevistas com gestores, alunos, professores e coordenadores de estabelecimento de ensino público e particulares.

A pesquisa levou em consideração o ano de 2022. Um dado interessante da edição lançada nesta segunda-feira mostra que 99% das escolas urbanas pesquisadas estão conectadas. Comparado com 2020, houve um aumento de um ponto percentual.

Já na área rural, os dados mostravam que, em 2020, 52% das escolas estavam conectadas. Em 2022, esse número aumentou para 85%. Das escolas conectadas, 58%, ou pouco mais da metade delas, possuem computadores (notebook, desktop e tablet) e conectividade à rede para uso dos alunos.

Notícias relacionadas

"A educação está entre os setores mais impactados pela crise sanitária provocada pela COVID-19. Com o retorno das atividades presenciais, é fundamental conhecer de forma abrangente como as escolas evoluíram do ponto de vista da conectividade e qual a percepção dos atores da comunidade escolar sobre o estado atual do acesso e do uso das tecnologias digitais em atividades pedagógicas e na gestão escolar", explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

A pesquisa também mostra que 99% das escolas particulares e 93% das escolas públicas possuem acesso à Internet, proporção que é de 97% entre as escolas estaduais e de 93% entre as escolas municipais. Em relação à qualidade do acesso à Internet, 52% das escolas estaduais e 46% das particulares declararam possuir 51 Mbps ou mais de velocidade da principal conexão da instituição, proporção que é de 29% nas escolas municipais.

Já quando se considera apenas as escolas que possuem simultaneamente computador e acesso à Internet para uso dos alunos, esta presença é maior entre as escolas estaduais, com 82%, e nas particulares, este número é de 73%, enquanto somente 43% das escolas municipais disponibilizam ambos os recursos tecnológicos, conforme a edição 2022 da pesquisa.

Obstáculos para a conectividade

A maior parte das instituições de ensino fundamental e médio conectadas, 80%, possuem acesso à Internet disponível para uso dos alunos em ao menos um de seus espaços. Tanto nas escolas particulares, que representam 66%, quanto nas municipais, onde se alcança 60%, esse acesso acontece, sobretudo, dentro da sala de aula. Já nas escolas estaduais, 67% delas possui laboratórios de informática e em 66% bibliotecas ou salas de estudos são os espaços predominantes.

Entre os fatores que dificultam a conexão ampla de todos da comunidade escolar, estão situações como o sinal de Internet não chegar às salas que ficam mais distantes do roteador (55%); a Internet não suportar muitos acessos ao mesmo tempo, com 50%; e a qualidade da Internet ficar ruim, 41%. Estes indicadores ocorrem com maior frequência nas escolas estaduais. Nas instituições particulares, estes aspectos são também citados, mas com porcentagens inferiores: 21%, 15% e 14%, respectivamente.

Já nas municipais, o principal obstáculo apontado foi o fato de a Internet não suportar muitos acessos ao mesmo tempo, alcançado 45% das unidades escolares, seguido de o sinal de Internet não chegar às salas que ficam mais distantes do roteador, com 38%, e de a qualidade da Internet ficar ruim, 35%.

Os docentes também percebem os aspectos relacionados à conectividade como obstáculos ao uso das tecnologias digitais em atividades de ensino e de aprendizagem. A falta de disponibilidade de computadores para uso dos professores ou dos alunos na escola e a falta de acesso à Internet para uso em atividades educacionais estão entre os principais motivos para não utilizarem tais recursos com os estudantes. A dispersão dos alunos durante o uso de tecnologias digitais nas aulas é também citada por 46% dos professores.

Quando questionados sobre o porquê de não usar Internet na escola, os estudantes elencam ainda outros aspectos, como o fato de os professores não utilizarem Internet em atividades educacionais (64%), de a escola proibir o uso do telefone celular (61%) ou proibir o acesso à Internet para os alunos (46%).

"A apropriação dos recursos digitais por estudantes e educadores na criação de oportunidades de aprendizagem e na construção de conhecimentos é o que torna a conectividade, de fato, significativa na educação. Com base nos dados, é possível constatar o quanto a presença e a qualidade da conectividade nas escolas podem afetar as oportunidades de uso dos recursos educacionais nas atividades de ensino e de aprendizagem", afirma Barbosa.

Confira a apresentação com os dados da pesquisa TIC Educação aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!