MCom e DF avaliam projeto piloto de 5G FWA em escolas públicas

(Foto: Divulgação / MCom)

O Ministério das Comunicações (MCom) e o Governo do Distrito Federal (GDF) estão discutindo o desenvolvimento de um projeto para uso da tecnologia 5G FWA em escolas públicas da unidade federativa. Ainda em fase de análise, a iniciativa pretende avaliar a tecnologia como alternativa à fibra óptica.

Inicialmente, o projeto funcionará como um piloto. Dessa forma, ainda não utilizará recursos do Fust (que tem investimentos em educação e em FWA previstos em suas linhas de crédito). A ideia é que, caso os testes indiquem bons resultados, a política de conectividade das escolas com a tecnologia ganhe tração.

As escolas participantes serão escolhidas pelo MCom e GDF, levando em consideração critérios a serem estabelecidos para viabilizar o andamento do estudo. O projeto contará também com o apoio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), da Intelbras e das prestadoras TIM e Claro.

Notícias relacionadas

"Serão as primeiras escolas do Brasil conectadas com 5G para fins pedagógicos utilizados em sala de aula. Com esse projeto piloto, vamos ver na prática como essa tecnologia irá funcionar em ambiente escolar e se ela será viável como mais uma alternativa para conectar as 138 mil instituições de ensino básico do Brasil. Temos que introduzir internet nas escolas a partir de tecnologias adequadas às suas realidades", explicou o secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão.

O 5G FWA (Fixed Wireless Access) é uma versão de banda larga fixa da tecnologia 5G. Nela, um roteador se conecta à Internet pelo 5G de uma operadora e distribui o sinal localmente por meio da criação de uma rede WiFi. Por ser de fácil instalação e manutenção, o uso do 5G FWA pode ser mais barato que soluções convencionais no futuro.

Para o secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, essa é uma oportunidade de fortalecer a infraestrutura dentro do ambiente escolar "Umas das questões mais importantes quando tratamos do uso da tecnologia em sala de aula é justamente a qualidade do acesso à Internet. A experiência pedagógica em um ambiente conectado permite o uso de ferramentas digitais diversas, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. O 5G FWA pode ser uma das soluções complementares à fibra óptica" destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!