Por US$ 8,2 milhões, Anatel contrata consultorias que elaborarão modelo de custos

A Anatel assinou nesta quinta-feira, 23, o contrato com o consórcio vencedor da licitação promovida pela UIT para a elaboração do modelo de custos. A proposta do consórcio vencedor, formado pela consultoria espanhola Advisia e pelas inglesas Grant Thorton e Analysys Mason, foi a melhor entre outras seis. O contrato é de US$ 8.222.369,00 e tem duração de dois anos. A licitação foi feita pela UIT, mas os recursos são brasileiros.
De acordo com o gerente geral de comunicação pessoal terrestre, Bruno Ramos, a partir do término do contrato, em 2013, a Anatel deverá continuar o trabalho sem a ajuda das consultorias. "Acreditamos que haverá uma construção de recursos humanos que possam carregar isso depois", disse ele.
Ramos explica que o modelo de custos é uma ferramenta que permitirá à Anatel conhecer com precisão os custos das empresas e, com isso, aperfeiçoar seus regulamentos. Já há previsão legal para que a Anatel defina as tarifas do EILD e das interconexões (VU-M e TU-RL) com base no modelo de custo.

Notícias relacionadas
Desde 2006 a Anatel recebe anualmente os documentos de separação e alocação de contas das concessionárias de STFC e, desde 2008, também das operadoras móveis. Entretanto, a agência não tem o conhecimento adequado para tratar esses dados, trabalho que será feito pelo consórcio ganhador da licitação.
"A modelagem de custos das prestadoras trará inegáveis vantagens para a atividade regulatória, seja na apuração dos valores de referência do VU-M e EILD, seja na fixação das tarifas de uso de rede do STFC, seja ainda nas análises e acompanhamento eficaz do Plano Geral de Metas de Competição, o PGMC. Teremos informações mais acuradas de preços e tarifas, de modo a beneficiar, sobretudo, o consumidor brasileiro", disse o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg.
A cerimônia de divulgação do consórcio vencedor contou com a presença de do diretor do Bureau de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT, Brahima Sanou, e do novo diretor regional da UIT para a América Latina e Caribe, Héctor Huerta, cujo escritório fica na sede Anatel em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!