Estratégia da Telecom Italia para o Brasil será mantida com novo CEO

A Telecom Italia aposta na continuidade da estratégia do plano industrial de sua subsidiária TIM Brasil com a saída de Stefano De Angelis e a chegada de Sami Foguel. Segundo o CEO do grupo italiano, Amos Genish, em teleconferência de resultados nesta quarta-feira, 25, a experiência do novo executivo em outros setores era algo que a operadora brasileira estava buscando. "A primeira coisa de Sami é que ele tem visão diferente ao ver o consumidor do que o geral de telecom, e acho que é exatamente o que precisamos na TIM Brasil para construir uma marca vencedora e ser a melhor operadora móvel do País", declarou o ex-presidente da Telefônica e da GVT.

O CEO da Telecom Italia garantiu que Foguel vai continuar a implantar o plano estratégico iniciado por De Angelis no começo do ano. De qualquer forma, o executivo volta ao Brasil pelo menos uma vez por mês para acompanhar o desenvolvimento da subsidiária. "É muito importante para nós, está construindo valor significativo, vimos dividendos aumentando no Brasil, triplicando neste ano comparado ao ano passado, então é claro que para nós é um ativo muito importante e está num ritmo forte."

A busca pelo novo CEO da operação brasileira durou seis meses. Na visão do controlador italiano, Foguel endereça todas as especificações que a companhia buscava. "Ele tem capacidade de desenvolver e adaptar estratégias, é muito analítico e tem habilidades de operação com a Azul [companhia aérea onde foi CEO]; operação é algo que ele executa muito bem", destacou Genish.

Notícias relacionadas

O executivo reiterou que a saída de Stefano De Angelis foi pelo fim do contrato e o desejo de voltar à Itália, mas que sua atuação à frente da TIM no Brasil foi bem vista, especialmente em decorrência do "turnaround bem sucedido". Na visão de Genish, a operadora brasileira é uma empresa bem diferente de dois anos atrás, melhor posicionada no mercado pós-pago e com a marca fortalecida.

Venda de ativos para se preparar para 5G

Para o restante do ano em sua operação doméstica, o conselho de administração da Telecom Italia examinou as implicações financeiras que poderiam acontecer após a participação da companhia em um leilão de frequências para 5G. Assim, começou um processo de avaliação de opção relacionada às suas subsidiárias, considerando que a venda da empresa de radiodifusão italiana Persidera deveria continuar. É esperado que o leilão do regulador italiano para espectro levante perto de 500 milhões de euros, segundo a imprensa internacional. Segundo Amos Genish, apenas ativos não considerados de núcleo seriam desinvestidos. "Qualquer outro ativo identificados como non-core não serão estratégicos, mas hoje o único é a Persidera, não temos nenhum outro", declarou.

Sobre uma possível fusão com a operadora italiana Open Fiber, Genish disse que o compartilhamento de infraestrutura para a cobertura FTTH na Itália "faz sentido", mas reitera que "a Telecom Italia sozinha é um negócio viável". Ele diz que, institucionalmente, "a empresa está em posição de cooperar com a Open Fiber para atingir as metas de maior cobertura de ultra banda larga de acordo com as regulações da União Europeia", mas que não há nenhuma iniciativa concreta em direção a isso no momento.

O executivo declarou que a prioridade da empresa é de continuar a implantar o plano estratégico DigiTIM (referente ao mercado italiano) como um todo, buscando eficiências operacionais e mantendo a liderança em fibra e ofertas convergentes. Do lado do Capex, ressalta como um "game changer" a implantação de infraestrutura pronta para a 5G, em particular com a arquitetura de rede de acesso virtual (V-RAN). "Entre outubro a dezembro teremos grandes fornecedores de V-RAN que vão suportar substancialmente o custo de 5G. Não sabemos o custo total, mas um piloto que estamos fazendo custou menos da metade, é muita eficiência no Capex e no Opex", declara.

Financeiro

No balanço financeiro da Telecom Italia, a receita total foi de 9,512 bilhões de euros no semestre, uma redução de 2,7% em relação a igual período no ano passado. Desse total, a TIM Brasil foi responsável por 23,5% com a receita de 2,293 bilhões de euros, uma redução de 12,5%, queda que foi "inteiramente atribuível" à depreciação de mais de 20% da moeda brasileira frente ao euro no período. A receita doméstica do grupo italiano foi de 7,518 bilhões de euros, avanço de 0,3%.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBTIDA) foi de 3,918 bilhões de euros, redução de 4,8%, e com margem de 41,2%, ou 0,9 ponto percentual abaixo. O EBTIDA do Brasil foi de 727 milhões de euros, redução de 4,6%, enquanto o italiano foi de 3,2 bilhões de euros, queda de 4,8%.

O Capex total da Telecom Italia no semestre foi de 1,597 bilhão de euros, redução de 381 milhões de euros em relação à primeira metade de 2017. Para o Brasil foram destinados 28 milhões de euros a menos, total de 385 milhões; enquanto para a Itália foram 1,212 bilhão de euros, 353 milhões a menos. Porém, desconsiderando o impacto da variação cambial, os investimentos no Brasil teriam crescido 45 milhões de euros. O Capex para a TIM Brasil foi direcionado ao fortalecimento da rede de ultra banda larga móvel (LTE-Advanced) e desenvolvimento do negócio de banda larga fixa da TIM Live.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!