Teles poderão parcelar multas em até 7 anos

Na tentativa de aumentar a arrecadação das multas aplicadas, a Anatel publicou nesta quarta, 25, o Regulamento de Parcelamento de Créditos Não Tributários Administrativos, que permite a pessoas físicas ou jurídicas parcelarem as suas multas em até 60 parcelas mensais, ou sete anos. O juro é de 1% ao mês mais a taxa Selic.

Notícias relacionadas
A Anatel é a agência reguladora que mais aplica multas nos regulados e, ao mesmo tempo, é aquela que menos consegue arrecadá-las. De acordo com o último relatório de atividades da agência, desde o ano 2000, foram aplicados R$ 4,3 bilhões em multas, mas a arrecadação foi de apenas R$ 550 milhões, cerca de 7%. As multas que podem ser parceladas são aquelas que ainda não foram inscritas em dívida ativa e às quais não caiba qualquer recurso.

O pagamento da primeira parcela deve ser realizado, conforme o montante do débito informado e o prazo solicitado, antes do protocolo do pedido de parcelamento, caso contrário o pedido será indeferido. As parcelas subsequentes também devem ser pagas até o último dia útil de cada mês enquanto estiver pendente a apreciação do pedido.

O benefício será cancelado se a empresa deixar de pagar três parcelas, consecutivas ou não, ou se deixar de pagar uma delas mesmo tendo sido pagas as demais. No caso de cancelamento do benefício, o débito relativo ao saldo devedor será inscrito no Cadastro Informativo dos créditos não quitados de órgãos e entidades federais – Cadin e em Dívida Ativa. Além disso, o montante não pago é passível de "exigibilidade imediata" com a incidência de acréscimos previstos na legislação aplicável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!