Modelos de gestão e financiamento são apresentados a Lula

Foi realizada nesta sexta, 25, a primeira reunião entre ministros e o presidente Lula para apresentação dos primeiros estudos referentes ao projeto de criação da TV pública. Ainda não foi uma reunião de deliberação. Segundo o assessor especial da presidência, Delcimar Pires, atualmente um dos responsáveis pela condução do projeto da TV pública na Secretaria de Comunicação (Secom), foram apresentadas a Lula as realidades de diferentes mercados no que se refere a um sistema público de radiodifusão, os primeiros passos que estão sendo dados no Brasil e os modelos de financiamento e gestão que poderiam ser mais adequados ao País.
Em relação aos passos concretos já dados, eles ainda estão relacionados à fusão entre Radiobrás e TVE. Estudos jurídicos, técnicos e operacionais estão em andamento e até agora tudo indica que há consenso político sobre a necessidade de se criar essa rede única embrionária, chamada provisoriamente de "TV Brasil".
No que diz respeito aos modelos de gestão, ainda há várias hipóteses em discussão, mas há uma tendência de que seja um modelo baseado em um conselho, em que o governo seria minoritário. A questão do financiamento, que é das mais complexas, passa certamente pela possibilidade de se trabalhar com dotação orçamentária e com fundos públicos, que ainda estão sendo definidos. "Esse é o momento de avaliar possibilidades e encontrar caminhos", diz Pires. O governo também estuda a estrutura legal que será seguida pela TV pública. Participaram da reunião com Lula a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef; e os ministros Franklin Martins (Secom); Juca Ferreira (interino na Cultura); Fernando Haddad (Educação) e um representante do Ministério das Comunicações.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!