A empresa de análises Opensignal divulgou um relatório com a performance das operadoras brasileiras nas redes móveis, referentes ao último trimestre de 2023. As três principais empresas do setor (Claro, TIM e Vivo) foram colocadas lado a lado em quesitos como velocidade de download, consistência, cobertura, além de desempenho em jogos e vídeos.
Entre as operadoras, levando em consideração todas as gerações de tecnologia de redes móveis, a Internet móvel da Claro obteve a maior velocidade de download (27,2 Mbps), seguida de perto por Vivo (26,1 Mbps) e TIM (26,1).
No upload, a posição se repetiu: Claro (8,5 Mbps), Vivo (8,1 Mbps) e TIM (7,8 Mbps). Na experiência com jogos, Claro também se saiu melhor, enquanto TIM teve pontuação superior às concorrentes na experiência com vídeos (incluindo os ao vivo).
Já a Vivo foi apontada como tendo a maior velocidade de download no 5G: 384 Mbps. Claro e TIM tiveram desempenho similar, registrando 354 Mbps e 345 Mbps, respectivamente. Sobre a performance em upload na quinta geração de redes móveis, a Vivo também obteve a maior mediana (33,3 Mbps), seguida por Claro (31,8 Mbps) e TIM (28,4 Mbps).
Apesar do desempenho superior da Vivo nas taxas de transferência, a TIM recebeu a melhor pontuação em experiência com vídeos (inclusive aqueles ao vivo) no 5G. Com relação a experiência com jogos na rede de quinta geração, Claro ficou em primeiro, com diferença na casa dos décimos acima da Vivo.
Cobertura e consistência
Claro, Vivo e TIM se saíram bem no quesito cobertura, segundo a Opensignal. As três operadoras registraram pouca diferença de pontuação nessa categoria, todas na casa dos 95 pontos de 100, embora a TIM tenha ficado levemente a frente.
Já a consistência é o indicador que mede a frequência com que a experiência dos usuários em uma rede é suficiente para atender aos requisitos dos aplicativos comuns. A TIM também saiu na frente nesse quesito, obtendo 63,4 pontos de 100. Em segundo lugar, veio a Claro (59,1), seguida pela Vivo.