Lucro da Nokia cai 83% em 2023 com queda nas vendas

Nokia. Foto: Divulgação

A Nokia divulgou o relatório financeiro do último trimestre de 2023 e o consolidado para todo o ano passado nesta quinta-feira, 25. A fornecedora finlandesa registrou margem bruta anual de 43%, superando as expectativas preliminares, mas vendas líquidas caíram 23% no último trimestre de 2023 e 8% no consolidado anual.

A empresa atribuiu o resultado a "incertezas macroeconômicas" que impactaram os gastos dos operadores. Durante o período de outubro a dezembro de 2023, o prejuízo foi de 33 milhões de euros, mas no consolidado anual o lucro líquido atingiu 679 milhões de euros – representando queda de 83% em relação a 2022. Já a receita somada em 2023 foi de 5,71 bilhões de euros.

Apesar dos números em queda, a Nokia informou que teve progresso na rentabilidade com margem bruta estável e margem operacional melhorada, de 10,7% no ano de 2023. Em comunicado, a finlandesa disse ainda que 2023 foi um ano "forte" para o negócio de serviços de nuvem da marca.

Notícias relacionadas

"Este foi um desempenho resiliente, considerando o ambiente desafiador e a menor contribuição do nosso negócio de licenciamento de patentes com margens elevadas, uma vez que algumas renovações permaneceram pendentes", explicou o presidente e CEO da Nokia, Pekka Lundmark.

Projeções para 2024

Para 2024, a Nokia espera um lucro operacional entre 2,3 e 2,9 bilhões de euros, além de uma conversão de fluxo de caixa livre de lucro operacional comparável entre 30% e 60%. A empresa também informou que prevê melhora nas vendas relacionadas à infraestrutura de rede e outros negócios do portfólio da companhia.

Lundmark ainda disse que o ambiente desafiador observado em 2023 deve persistir durante o primeiro semestre de 2024, especialmente neste primeiro trimestre. Mesmo assim, o CEO tranquilizou os investidores: "Esperamos mais melhorias na margem bruta e, no segundo semestre, começaremos a ver mais benefícios do nosso programa de redução de custos", explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!