Telefônica sugere excluir planos de entrada para o cálculo das ofertas de atacado

Em contribuição à consulta pública sobre a Metodologia de Replicabilidade da Oferta de Referência do PGMC, que terminou na última quinta, 25, a Telefônica sugere a exclusão dos planos de entrada da análise da replicabilidade das ofertas de atacado.

De acordo com a companhia, muitas vezes esses planos de entrada são subsidiados, como é o caso do AICE e da oferta do PNBL. Segundo a Telefônica, como o objetivo é massificar o serviço, seja telefônico ou de banda larga, a toda a população, é necessário que eles tenham preços bastante acessíveis o que resulta em um valor de comercialização inferior ao custo de prestação.

Notícias relacionadas

Além disso, muitas vezes as operadoras dão desconto sobre o valor de tabela para aquisição de novos clientes ou fidelização da base. Por esse motivo, a Telefônica sugere que os planos de entrada não sejam considerados no cálculo da replicabilidade. “Diante do exposto, fica claro que não é adequado, para o propósito desta metodologia, falar em planos de entrada, pois a menor oferta de varejo disponível pode ser uma oferta subsidiada”, diz a companhia.

Por trás da metodologia de cálculo da replicabilidade a Anatel utiliza o conceito de retail minus. Ou seja, o preço da oferta de atacado não pode ser maior que o menor preço praticado pela dona da rede no varejo. A Telefônica, na sua contribuição, levanta a questão de que o menor preço praticado no varejo muitas vezes pode ser uma oferta subsidiada. Para a operadora, a Anatel deve considerar o preço “de tabela” e não os valores efetivamente pagos pelos usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!