Em uma de suas últimas aparições como presidente e CEO da NBC Universal, Jeff Zucker defendeu serviços de entrega de vídeo online como Hulu e Netflix. "Estou orgulhoso do que o Hulu se tornou. Antes dele, as pessoas roubavam o nosso conteúdo", disse o executivo nesta segunda-feira, 24, na primeira apresentação da 48ª edição do congresso e mercado da Natpe (National Association of Television Program Executives), que acontece em Miami até o dia 26 de janeiro. O Hulu foi uma joint venture entre diversas empresas de conteúdo para a distribuição de conteúdo online, financiada por publicidade.
Segundo Zucker, o Hulu apresentou um modelo de sucesso, ao oferecer conteúdo profissional sem custo ao usuário final. "O conteúdo online não é gratuito, ele tem modelo baseado em publicidade", lembra. "Se você não oferece o conteúdo, o pirata aparece, como aconteceu com a música".
Para o executivo, não há evidência de que há canibalização do conteúdo neste modelo. E defende ainda a Internet perante os dispositivos de gravação digital (DVRs). "O online é ainda melhor para nós do que o DVR, por exemplo, pois permite maior controle sobre a audiência e não possui 'fast forward'", afirma, lembrando da possibilidade de "pular" os comerciais oferecida pelos gravadores digitais.
Ele defendeu ainda o sistema "TV Everywhere", que propõe o acesso ao conteúdo de TV a partir de outros devices, mediante autenticação. "Os consumidores aproveitarem o conteúdo em qualquer tela é de interesse da indústria. O próximo desafio é que o TV Everywhere seja tecnicamente viável".
Para Zucker, em cinco anos deve-se observar um movimento contínuo em direção à mobilidade e às diferentes telas. "A questão central é como vamos monetizar todas essas telas", lembrou. O executivo afirmou ainda que experimentar e encontrar novos modelos é o único caminho possível. "Não podemos mudar o progresso. Seria como colocar a Jennie de volta na garrafa", compara.
Zucker, que trabalhou durante 24 anos e meio na NBC Universal, deixa o cargo de presidente e CEO na próxima sexta-feira, dia 28. A NBC foi comprada recentemente pela operadora de cabo Comcast.