CEO da NBC Universal defende plataformas online de distribuição de conteúdos

Em uma de suas últimas aparições como presidente e CEO da NBC Universal, Jeff Zucker defendeu serviços de entrega de vídeo online como Hulu e Netflix. "Estou orgulhoso do que o Hulu se tornou. Antes dele, as pessoas roubavam o nosso conteúdo", disse o executivo nesta segunda-feira, 24, na primeira apresentação da 48ª edição do congresso e mercado da Natpe (National Association of Television Program Executives), que acontece em Miami até o dia 26 de janeiro. O Hulu foi uma joint venture entre diversas empresas de conteúdo para a distribuição de conteúdo online, financiada por publicidade.
Segundo Zucker, o Hulu apresentou um modelo de sucesso, ao oferecer conteúdo profissional sem custo ao usuário final. "O conteúdo online não é gratuito, ele tem modelo baseado em publicidade", lembra. "Se você não oferece o conteúdo, o pirata aparece, como aconteceu com a música".
Para o executivo, não há evidência de que há canibalização do conteúdo neste modelo. E defende ainda a Internet perante os dispositivos de gravação digital (DVRs). "O online é ainda melhor para nós do que o DVR, por exemplo, pois permite maior controle sobre a audiência e não possui 'fast forward'", afirma, lembrando da possibilidade de "pular" os comerciais oferecida pelos gravadores digitais.

Notícias relacionadas
Para Zucker, grande parte do conteúdo é consumida ao vivo, como esportes e notícias, por isso é importante investir em marcas fortes, como a NBC faz com a NFL (liga de futebol americana).
Ele defendeu ainda o sistema "TV Everywhere", que propõe o acesso ao conteúdo de TV a partir de outros devices, mediante autenticação. "Os consumidores aproveitarem o conteúdo em qualquer tela é de interesse da indústria. O próximo desafio é que o TV Everywhere seja tecnicamente viável".
Para Zucker, em cinco anos deve-se observar um movimento contínuo em direção à mobilidade e às diferentes telas. "A questão central é como vamos monetizar todas essas telas", lembrou. O executivo afirmou ainda que experimentar e encontrar novos modelos é o único caminho possível. "Não podemos mudar o progresso. Seria como colocar a Jennie de volta na garrafa", compara.
Zucker, que trabalhou durante 24 anos e meio na NBC Universal, deixa o cargo de presidente e CEO na próxima sexta-feira, dia 28. A NBC foi comprada recentemente pela operadora de cabo Comcast.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!