Integração entre Claro, Embratel e Net será finalizada em 2015

Embora não esteja entrando em consolidação com outra operadora brasileira, a América Móvil passa atualmente por outro processo de junção de negócios, só que interno: a integração das empresas Claro, Embratel e Net. O CEO do grupo mexicano, Daniel Haaj, ressaltou que todos os negócios serão um só em 2015, e que isso já está começando a funcionar de forma proveitosa. "Acabamos de voltar do Brasil e estamos muito felizes", disse ele em conferência com analistas.

Notícias relacionadas

Haaj destaca o desempenho dos negócios fixos e afirma estar "pegando embalo" com a Claro em serviços móveis. "Estamos já finalizando a consolidação das três companhias, no ano que vem vamos ver uma companhia só no Brasil, temos autorização e estamos trabalhando nisso. A integração está funcionando no caminho certo, estamos economizando talvez dois pontos (na margem) do EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e achamos que poderemos ter margem melhor no ano que vem", declarou. O processo, ele explica, também faz parte do plano da América Móvil para toda a América Latina de cortar custos e melhorar a eficiência e lucratividade.

Mesmo mostrando-se otimista e prevendo sinergias e um desempenho melhor para 2015, Daniel Haaj acabou não respondendo diretamente à pergunta sobre oportunidades de cross-selling no País. Atualmente, no entanto, a Net já oferece vantagens para consumidores que optarem por inclusão de planos móveis da Claro, e a tendência é de haver também mais interações, em especial com operação de TV paga por satélite da Claro TV.

A Anatel aprovou a integração dos negócios em julho, quando foi revelada a condição de a Claro ter que abrir capital. O grupo segue operando no Brasil com empresas distintas por enquanto: a Embratel fica responsável pelos serviços corporativos, a Net fica responsável pelos serviços fixos ao consumidor final e a Claro fica com os serviços móveis, inclusive com a operação de DTH, que antes era de responsabilidade da Embratel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.