[Com informações do Mobile Time] A TIM espera ter 32 milhões de hectares cobertos com sua rede 4G (LTE) até 2026, o que representará um crescimento médio de 27% ao ano. A informação foi compartilhada pelo CEO da operadora, Alberto Griselli, durante a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2024.
O executivo explicou que essa é uma estratégia de negócios, mas também de ESG, uma vez que a TIM quer ajudar a diminuir a lacuna digital entre campo e cidades com a ampliação da conectividade. Ele explicou ainda que a companhia vai chegar aos 32 milhões de hectares em quatro anos não apenas com grandes produtores rurais, mas também com pequenas agricultores e cooperativas.
Vale lembrar, a companhia tem uma meta alcançar 20 milhões de hectares ao final do ano de 2024. Atualmente, a empresa cobre 17 milhões de hectares.
Parcerias
Nos último dias, a operadora também tem intensificado a divulgação de parcerias ao lado de players do agronegócio. Um deles foi com a BP Bunge, considerado o maior projeto privado de 4G em termos de área, cobrindo três milhões de hectares.
Já a Tracan, concessionária de tratores agrícolas, anunciou nesta terça-feira, 7, a escolha da TIM para realizar a transformação digital e levar o 4G à sua propriedade localizada no município de Campina Verde (MG). A parceria contemplará a cobertura para 1,8 mil hectares da unidade e se estenderá aos maquinários e a estação meteorológica, voltada à produção de grãos.
O acordo foi fechado pela TIM IoT Solutions, vertical recém-criada pela operadora para oferecer soluções além da conectividade. "Queremos ser o principal parceiro tecnológico dos produtores, apoiando com nossa expertise a transformação digital do agronegócio", afirma Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado IoT & 5G da TIM.
"Queremos incrementar ainda mais a nossa produtividade com o investimento no 4G e, a médio prazo, transformar a Agropecuária da Barra numa fazenda conectada", diz Artur Monassi, CIO da Tracan, em nota.
Piauí
No início deste mês, durante a Agrishow, o Grupo Canel, produtor do Piauí focado nas culturas de soja, algodão e milho, anunciou que a TIM fará a transformação digital da sua propriedade no município de Uruçuí (PI). Iniciada em 2022, a parceria contemplará agora os 100% dos mais de 20 mil hectares.
A ideia é conectar maquinários, sensores e pluviômetros da propriedade rural. "Acreditamos que a ampliação da parceria vai nos proporcionar um grande incremento na nossa produtividade com menos custo e de forma sustentável, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da região onde atuamos", afirma Caio Bertolozzo, sócio administrador do Grupo Canel.