Ministro quer Telebras fortalecida e com papel relevante na implementação de políticas públicas

Ministro das Comunicações (dir.), Juscelino Filho, e o presidente da Telebras, Frederico Siqueira Filho. Fonte: Divulgação Abrint

Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a Telebras no governo Lula terá um papel fundamental na implementação de políticas públicas, sobretudo aquelas focadas em conectividade significativa, ou seja, entrega de conexão com qualidade para o uso de aplicações relevantes. A estatal, contudo, não terá nenhum papel na resolução da situação da Oi, disse ele em conversa com TELETIME. Mais tarde, em entrevista coletiva durante o Encontro Abrint 2023, ele voltou a repetir o papel da Telebras, e incluiu no conjunto de atribuições a rede privativa, que segundo ele será mantida. "Está no edital e vamos manter", disse, sem dar detalhes se seria nos mesmos moldes colocados pelo governo Bolsonaro, incluindo restrição a fornecedores. Segundo apurou este noticiário, contudo, tanto o tamanho da rede privativa quanto as condições devem ser revistas.

Já o novo presidente da estatal, Frederico Siqueira Filho, também em conversa com este noticiário durante a Abrint 2023, que acontece esta semana em São Paulo, reforçou o papel que a Telebras deverá assumir nas políticas públicas, mas na sua visão, a estatal irá além de ser uma mera provedora de infraestrutura. "A rede e o datacenter já estão disponíveis. Seremos também um prestador de serviço", disse Siqueira Filho.

Ele relatou a este noticiário que as conversas para assumir a estatal começaram há cerca de dois meses, quando ainda estava na Oi Soluções. Ele já tinha um relacionamento com o ministro Juscelino e a aceitação tomou um tempo porque passava pela decisão de abandonar o setor privado. Agora, explica Siqueira, começa a fase de entender a empresa e a situação de cada área, e obviamente a montagem de equipe.

Notícias relacionadas

Segundo ele, a Telebras terá como foco projetos de conectividade em escolas, unidades de saúde e inclusão digital. "No momento, nosso foco são as políticas Federais, mas nada impede que a gente busque acordos com os estados também no futuro".

Frederico Siqueira diz ainda que seu objetivo como gestor da Estatal é torná-la uma empresa rentável, que possa atuar de maneira complementar ao setor privado, sem necessariamente concorrer diretamente. "Vejo espaço para todos", diz ele.

Para o ministro, o novo presidente da Telebras, "com sua jovialidade, vai ajudar a fortalecer a empresa, mantendo todos os serviços atuais, não só no satélite mas também na rede fixa, e vai prospectar novos negócios para a empresa, cumprindo seu papel".

Acompanhamento da Oi

Juscelino Filho confirmou que o Ministério das Comunicações procurou a Anatel em relação ao acompanhamento do processo de Recuperação Judicial da Oi. "Pedi para a Anatel que preparasse um relatório. A gente tem acompanhado o assunto, porque tem o prazo final da concessão em 2025, e na esperança que se construa uma boa solução", disse ele. O ministro relembrou que a agência abriu o processo de caducidade e o ministério tem acompanhado de perto a situação da empresa. 

Não há definição sobre intervenção, disse o ministro, o que seria prematuro agora. "Tem que ser uma decisão técnica que passa pela Anatel". O ministro falou da possibilidade de migração de concessão para autorização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!