5G da Algar chega a 50% da população coberta; ampliação de receita vem com maior uso da rede

A Algar Telecom pretende chegar ao final do ano com 50% da população em sua área de cobertura atendida com 5G. O lançamento da oferta em 32 das 87 cidades potenciais na área da Algar até dezembro, explica Márcio de Jesus, VP da unidade B2C da operadora, marca a fase de amadurecimento do projeto, que desde o seu lançamento vem evoluindo de maneira gradual e com foco na otimização de investimentos e crescimento da receita média por usuário.

"A gente vê o 5G como uma forma de reduzir o custo por bit nos investimentos, ter mais qualidade nos serviços e fazer com que o cliente aumente seu gasto médio, mas sem diferenciar os produtos", explica o executivo, justificando o fato de que o 5G é naturalmente acessível aos usuários 4G, bastando a troca do aparelhp. " O que a gente vê é o cliente de 5G indo para os nossos planos maiores ou mesmo para a oferta ilimitada", diz.

A Algar tem apostado também na otimização do espectro, incluindo a divisão da faixa de 2,3 GHz entre o 5G e o 4G onde necessário, e agora se prepara para o lançamento do VoLTE para viabilizar o serviço de voz nas redes de dados. Entre os entraves opara uma ampliação do 5G, aponta Márcio de Jesus, está a base ainda pequena de aparelhos no mercado.

Notícias relacionadas

Sobre a faixa de 26 GHz, em que a Algar adquiriu mais de 1 GHz de capacidade no leilão de 5G, Márcio de Jesus diz que o mais provável é que ela seja utilizada para aplicações corporativas pela empresa, pois em sua área de cobertura de fibra o FWA (acesso fixo pela rede 5G) não faria muito sentido, mas a estratégia ainda depende de uma quantidade maior de dispositivos homologados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!