Telecom almeja reforma tributária ampla com novo governo, mas assinala receios

Com um novo governo liderado pelo presidente eleito Lula assumindo em janeiro, a cadeia de telecomunicações já traça cenários – e demandas – sobre os modelos possíveis de reforma tributária.

O tema foi debatido durante o 36º Seminário Internacional ABDTIC nesta quarta-feira, 23, quando representantes de empresas do setor e do meio jurídico defenderam a necessidade de uma reforma tributária "ampla" – além de políticas localizadas para a cadeia de tecnologia da informação e comunicações (TICs).

Entre os presentes, o gerente da divisão de consultoria e planejamento tributário da Vivo, Maurício Lima, criticou a possibilidade de uma reforma tributária "fatiada", que apenas unificasse PIS e COFINS e restringisse o impacto das mudanças ao setor de serviços.

Notícias relacionadas

Na mesma linha, o representante argumentou que taxar dividendos e juros sobre capital próprio (JSCP) retiraria um dos poucos aspectos positivos para as empresas na tributação brasileira. Na visão da Vivo, apenas a partir de uma reforma tributária ampla que faria sentido mexer nos mecanismos (bastante utilizados pelas teles).

Setorialmente, a leitura é que mecanismos "mais modernos" precisam ser formulados para incentivar investimentos em novas redes de TICs – uma vez que os existentes, como a Lei do Bem, seriam complexos e "aquém do que o setor precisa". Uma das sugestões de Maurício Lima foi a criação de um incentivo fiscal de depreciação acelerada para equipamentos 5G.

Cenários

No momento, há certo otimismo que a chamada "reforma ampla" seja encampada pelo novo governo. Diretor da ABDTIC, Luiz Roberto Peroba Barbosa recordou sinalizações neste sentido emitidas por quadros como o vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin.

Na lista constam uma preferência por proposta "simplificadora" e mesmo a possibilidade de substituir cinco impostos por um imposto sobre valor agregado (IVA). Medidas para destravar a geração de empregos, de garantia da progressividade do regime tributário e um aperfeiçoamento da tributação internacional também foram citadas por Peroba.

Ainda assim, painelistas recordaram que durante os dois primeiros mandatos de Lula (entre 2003 e 2010), a reforma tributária não foi prioridade. Setorialmente, algo já cogitado pela equipe temática de comunicações na transição foi a tributação de big techs. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!