MCTIC prepara agenda digital para o setor em 2017

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prepara uma agenda digital para tratar dos desafios do mercado brasileiro. Para tanto, a Secretaria de Políticas de Informática (Sepin) trabalha de forma conjunta com "diversos ministérios" a elaboração de um comitê para confeccionar a proposta. "Temos expectativa de fazer consulta pública até fevereiro ou março do ano que vem e vamos abordar diversos temas, mas precisamos de participação e engajamento de todos os órgãos envolvidos", afirmou o secretário de política de informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, durante o 60º Painel Telebrasil nesta quarta, 23, em Brasília.

Na visão de Martinhão, a elaboração dessa agenda digital necessita do trabalho conjunto entre pastas, mas também foi facilitado após a fusão ministerial. "Hoje, com a gente tendo isso tudo debaixo (do mesmo guarda-chuva), podemos fazer de maneira coordenada", garante. Além da nova estrutura do ministério em si, ele destaca a atuação dos departamentos do próprio Sepin na elaboração do trabalho, além de projetos como o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT).

Por outro lado, Martinhão reconhece que para superar os principais entraves para o setor no País em pleno cenário de crise macroeconômica e de redução nos investimentos e nas margens, são necessários certos ajustes por parte do governo, sobretudo na questão fiscal. "A gente tem que encontrar modelo de financiamento para que haja parceria público-privada e que se chame o setor privado para fazer os investimentos em programa de longo prazo e o governo consiga remunerar os investimentos para o setor privado, dentro de juros adequados, de remuneração de capital adequada para esses investimentos", declarou.

Notícias relacionadas

A solução, na visão do VP global de relações institucionais da Huawei, Alfredo Acebal, passa pela coordenação entre os diversos atores, mas não necessariamente com foco em quem lidera. "Naturalmente, o governo tem grande disponibilidade de liderar o processo, mas não é tão importante quem faz isso", diz. Arcebal lembra que as operadoras trabalham com menor retorno de investimento no País, e que a busca desse "grande acordo" entre todos o ecossistema de TICs pode ser uma saída.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!