Teles reiteram que tributos são principal amarra ao setor

taxas, impostos, carga tributária

O presidente executivo do Grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, acredita que o setor vive um "momento único" de alinhamento de competências instaladas, da Anatel ao MCTIC. Mas ressalta que as políticas públicas precisam fazer sentido para o cliente, com soluções que ajudem ou adicionem algo de valor. Garcia, contudo, passa uma mensagem clara: é necessário rever os cálculos nos tributos. "Aí tem a questão do que vem primeiro: a redução dos tributos e taxas ou aumento de arrecadação com o consumo (maior)", disse ele, durante o Painel TELEBRASIL, que aconteceu esta semana em Brasília.

A questão tributária é também um dos pontos levantados pelo presidente da Oi, Marco Schroeder. Ele critica o pacote de medidas do governo do Rio de Janeiro que sugere aumentar o ICMS "e que quase não dá nem discussão". Uma indicação disso, segundo o executivo, é a redução de investimentos por parte das operadoras. "A gente tem que criar uma agenda positiva, seria bom não só para telecom, criaria dinamismo muito bom no setor", afirma.

O CEO da Net Serviços, Daniel Barros, ressalta o impacto na "insegurança jurídica" para investimentos de longo prazo, e que a somatória de entraves acaba desacelerando o setor. "Se metade do que você arrecada é imposto, você investe menos", declara. Mas, perguntado se já enxerga reação na economia, Barros afirma que o cenário de crise não é inédito para a Net e que é possível perceber uma estabilização do mercado, mas ainda longe de uma melhora, mas disse que ainda ha dificuldades, principalmente em investimentos e expansão. Ele também criticou o excesso de obrigações regulatórias. "Nem bombeiro tem as obrigações de atendimento que a gente tem".  Já Marco Schroeder, da Oi, lembra que houve queda na receita nominal, uma vez que conta com uma base de menor ARPU. Perguntado se existe a possibilidade de tratar da questão de tributos com os governos federal, estaduais e municipais em um cenário de crise, Schroeder reconheceu que a dificuldade é grande, mas que é preciso deixar claro que onerar mais o setor só trará queda na arrecadação daqui para frente. "Já passamos por um aumento em 2016, outros Estados sinalizam com novos reajustes (de ICMS) em 2017 e ainda teremos o impacto da decisão do STF", disse, referindo-se à decisão de outubro do Supremo que definiu que cabe cobrança de ICMS sobre a assinatura básica paga aos serviços de telefonia fixa.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!