Frente parlamentar abre consulta sobre PL que propõe regulação de plataformas

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora, que tem como presidente da deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), abriu nesta semana uma consulta pública (veja aqui o site) para receber contribuições sobre o projeto de lei 2.768/2023. O texto que propõe uma regulação para o funcionamento e a operação de plataformas digitais que atuam no Brasil é de autoria do deputado João Maia (PL-RN).

Relatora da proposta, Ortiz pretende fazer o seu parecer do texto após a finalização e sistematização das contribuições recebidas. A parlamentar espera contribuições dos diversos segmentos que têm atuado no tema, no sentido de obter informações sobre que caminhos devem ser seguidos para a regulação das plataformas.

"Cada contribuição é essencial para construirmos juntos uma legislação que coloque o Brasil na vanguarda de ambientes regulatórios favoráveis à inovação e empreendedorismo digitak, com ecossistemas justos, inclusivos e que garantam, sobretudo, a liberdade e o respeito ao usuário e consumidor", diz a parlamentar, na justificativa da consulta pública.

Notícias relacionadas

Ortiz diz que já tem uma série de insumos colhidos em quatro audiências públicas e 13 painéis temáticos. Mas acha importante a consulta pública, por permitir a contribuição de mais segmentos. "Buscamos assegurar que nosso arcabouço regulatório seja moderno, promovendo inovação, respeitando e dando liberdade ao usuário e consumidor, sem restringir o desenvolvimento da economia digital", diz a deputada.

O projeto de lei

O grande destaque para a proposta de João Maia que está sobre relatoria de Any Ortiz são as novas atribuições à Anatel, colocando-a como órgão responsável por fiscalizar, disciplinar e até mesmo de aplicar sanções a aplicações over-the-top, mantendo-as ainda como Serviço de Valor Adicionado (SVA). Isso envolve a atuação da agência nos SVAs de intermediação; ferramentas de busca; redes sociais; plataformas de compartilhamento de vídeo; serviços de mensageria e serviços de publicidade online ofertados por operador das plataformas digitais, dentre outras aplicações. Atualmente, pela Lei Geral de Telecomunicações (LGT), a Anatel tem atuação limitada sobre os SVAs.

A atuação do órgão regulador na Internet se dá apenas na camada de telecomunicações e em algumas responsabilidades relacionadas aos usuários dos serviços. Recentemente, a Anatel passou a utilizar essa atribuição para atuar sobre comportamentos abusivos de serviços de telemarketing, considerados usuários das redes, eventualmente poderia aplicar a mesma estratégia para outros serviços de valor adicionado, como grandes plataformas de Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!