Para fabricantes, falta de escala atrasa lançamento de Edge

Enquanto a Oi reclama que não lança sua rede Edge porque há poucos modelos de aparelhos disponíveis, os fabricantes de handsets retrucam que não aumentam a oferta de aparelhos porque a penetração dessa rede no País é baixa. A primeira rede Edge foi lançada aqui pela TIM e, neste mês, começou a funcionar a da Claro. Até o momento, a Nokia é o único fabricante local que dispõe de terminais Edge. São dois aparelhos que estão em uso pela TIM e pela Claro.
A Motorola, que demonstrou um aparelho Edge na Casa do Futuro da Telemar/Oi, no Rio, lançará o terminal em novembro, segundo o gerente de produtos da empresa, Marcelo Guimarães. Será o único lançamento Edge do fabricante para este ano. No primeiro semestre de 2005, está prevista a chegada de mais quatro aparelhos e, a partir do segundo semestre, todos os lançamentos de handsets de nível médio para cima serão modelos Edge.

2005

Notícias relacionadas

O motivo do atraso, de acordo com Guimarães, é a falta de escala. Por enquanto, as redes Edge da TIM e da Claro têm pouca cobertura e os aparelhos Edge exigem recursos de engenharia e também envolvem custos para o seu desenvolvimento, explica Guimarães. Conforme as redes e a escala crescerem, os aparelhos Edge da Motorola passarão a ser fabricados no Brasil, afirma. Isso deve ocorrer no final do primeiro trimestre de 2005.
O primeiro terminal Edge da Siemens só chega ao mercado a partir do ano que vem, diz o diretor da divisão de comunicações móveis da empresa, Humberto Cagno. ?Há pouca escala e poucas aplicações?, afirma.
Também a Sony Ericsson, que acabou de anunciar a produção local de aparelhos, prevê que os terminais Edge cheguem apenas em 2005. Os modelos Edge da empresa já estão disponíveis nos EUA. A Samsung deve atrasar um pouco mais seus lançamentos em Edge. O próprio mercado europeu deve receber os aparelhos apenas no final deste ano. Para o Brasil, nos planos da empresa, segundo o gerente de produto celular da Samsung, André Varga, o lançamento ocorrerá em 2005, mas dependerá da demanda do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!