RIM aposta em desenvolvedores da América Latina

Para apresentar as novidades do BlackBerry 10 aos desenvolvedores brasileiros, a Research In Motion (RIM) realizou nesta quinta-feira, 23, em São Paulo, o BlackBerry 10 Jam, parte de uma turnê mundial que a companhia está fazendo para divulgação da plataforma. A realização do evento no Brasil evidencia a importância da América Latina para a RIM. A região é responsável por 24% dos downloads de aplicativos para BlackBerry, maior índice do mundo. A Europa vem em seguida, com 23%, e a América do Norte conta com 15%.

Notícias relacionadas
A aposta da empresa continua sendo em oferecer produtividade, seja para o usuário final ou para o corporativo. De acordo com o vice-presidente global de alianças e desenvolvimento de negócios da RIM, Martyn Mallick, existem mitos sobre o sistema operacional (OS) que acabam por afastar desenvolvedores, como uma suposta dificuldade de programação, ou que há uma debandada para outras plataformas. “Não poderia ser mais longe da verdade: aumentamos 254% o número de desenvolvedores no último ano”, diz.

Um dos incentivos é oferecer um aparelho de testes, o BB 10 Dev Alpha, para eliminar a utilização de emuladores em computadores. Todo o ecossistema do OS está voltado para a otimização da experiência do usuário. “A qualidade é absolutamente importante e deveria ser o foco principal em vez da quantidade. É bom ter opções, mas não precisamos ter milhares de aplicativos iguais”.

No entanto, para poder lançar o BB 10 no primeiro trimestre de 2013 com apps já otimizados na nova plataforma, é preciso haver uma antecipação. Anunciado em maio último em San Diego, nos Estados Unidos, o programa de garantia de retorno de investimento para desenvolvedores, que oferece US$ 10 mil no primeiro ano para quem atender aos requerimentos da RIM, ainda não teve as exigências divulgadas. Segundo o promotor da empresa para as Américas, Larry McDonough, em breve a companhia disponibilizará isso. Mas ele garante que não será algo tão difícil assim de cumprir. “Se você utilizar apenas [a linguagem de programação] C++/Qt Cascades, você é elegível. As regras não são tão proibitivas, elas vão oferecer muitas oportunidades”, diz. 

A empresa canadense quer também incentivar os desenvolvedores a aprenderem a monetizar em cima dos aplicativos, tornando-os rentáveis facilmente. Além da prometida facilidade de programação e adaptação com tecnologias como HTML5, Adobe Air e Android/Java, a companhia aconselha investimento em design de ícones e visual em geral, além da publicidade entre apps. Um dos pontos levantados por McDonough é o de integrar a plataforma BBM de comunicação entre aparelhos, que pode ser utilizada até mesmo para executar partidas multiplayers em games sem a necessidade de servidores. Outro conselho é o de conversar com operadoras para procurar por meios alternativos de cobrança, permitindo, por exemplo, a utilização de créditos de celular pré-pago para a compra de um programa.

A divulgação da RIM continuará em outras cidades brasileiras com as BlackBerry 10 Jam Sessions, que passará por Recife, Campinas e Porto Alegre, além de países como Argentina e México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!