Em audiência realizada no Senado Federal nesta quinta, 23, o vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo, Evandro Guimarães, criticou o negócio das TVs por assinatura e as acusou de evasão de divisas ao veicularem basicamente comerciais estrangeiros em sua programação. Na opinião do diretor da Globo, os canais pagos sonegam impostos e não incentivam a indústria local. ?A publicidade nessas TVs é uma evasão de divisas clara, é contrabando específico. A Ancine tem que regular isso?, atacou.
As declarações tiveram o apoio do senador Wellington Salgado (PMDB/MG). ?O termo usado aqui me marcou, mas é contrabando sim, a palavra foi bem colocada. Esses comerciais estão gerando empregos lá fora, gerando lucro lá. E acabam sendo só traduzidos para passar aqui.?
O diretor-executivo da ABTA, Alexandre Annenberg, preferiu não entrar na briga durante o debate. Quando a reunião foi concluída, o diretor disse a este noticiário que não respondeu às críticas pelo fato de a publicidade nos canais pagos serem algo ?absolutamente insignificante? na conta final do setor. O mercado de televisão por assinatura, lembra Annenberg, gera hoje R$ 5 bilhões e apenas 10% vêm da veiculação de comerciais, segundo o representante da ABTA. ?Achei o comentário exagerado. A publicidade é secundária nesse mercado?, afirmou.
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