Anatel aprova atualização do plano de destinação das frequências

A edição de 2017 do Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências no Brasil (PDFF) foi aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel. O documento consolida de forma organizada e referenciada as principais regras de utilização do recurso espectral faixa a faixa e incorpora as mais recentes decisões da agência quanto à administração de frequências.

O PDFF apresenta a atribuição conferida às faixas de radiofrequência no Brasil em relação à harmonização internacional, acordada no âmbito das administrações que compõem a Região 2 (ou "Américas") na União Internacional de Telecomunicações (UIT). Depois, indica a destinação dessas faixas aos diversos serviços de telecomunicações e de radiodifusão e às aplicações satelitais, bem como casos de uso especial do espectro, conforme sua característica de ocupação.

Aponta também a distribuição das faixas em canais e/ou regiões geográficas, realizada nos Planos Básicos de Canalização. Por fim, o PDFF faz referência às normas e aos regulamentos que disciplinam os serviços e as condições de ocupação das faixas e canais de radiofrequência. São indicadas também as Notas Internacionais e as Notas Específicas do Brasil, que trazem condições particulares de uso para determinadas faixas do espectro.

Notícias relacionadas

A versão impressa do PDFF pode ser consultada na Biblioteca da Anatel, mas a edição eletrônica fica disponível no site da agência.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!