3GPP aprova padronização do NB-IoT

A iniciativa global responsável por padrões de tecnologia de banda larga móvel 3GPP anunciou na quarta-feira, 22, a padronização da banda estreita para Internet das Coisas, o NB-IoT. As mudanças colocam o recurso nas especificações do Release 13 (LTE Advanced Pro). De acordo com o 3GPP, correções ainda são possíveis nos próximos meses, mas "o recurso está congelado na especificação, e apenas mudanças de retrocompatibilidade serão permitidas a partir de agora". O grupo ressalta ainda que a padronização levou apenas nove meses a partir da fase de estudos.

O padrão NB-IoT utiliza tecnologias de segunda e quarta geração para entregar comunicação de baixo consumo energético para máquinas. As operadoras podem escolher entre utilizar os padrões eMTC no LTE e EC-GSM-IoT para 2G.

Em comunicado nesta quinta, 23, a associação global de operadoras móveis GSMA comemorou a padronização das tecnologias de baixo consumo e alto alcance (LPWA). "Operadoras móveis já começaram uma série de pilotos pelo mundo e esse acordo para padrões comuns vai ajudar a acelerar o desenvolvimento de soluções comerciais e garantir que estejam no mercado muito mais rápido, dando aos consumidores mais escolhas", disse no comunicado o CTO da entidade, Alex Sinclair.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!