Portabilidade numérica usará cadastro da ABR, diz Anatel

A portabilidade numérica entre números de telefones móveis utilizará o cadastro da Associação Brasileira de Roaming (ABR), informou Jarbas Valente, superintendente de serviços privados da Anatel. ?No mundo todo as operadoras reclamaram do custo para a implantação da portabilidade numérica. Aqui será mais barato porque a ABR já tem um cadastro de todos os números?, afirmou Valente, lembrando que o Brasil é o único País do mundo com roaming nacional. Faltaria, porém, adaptar as plataformas de billing das operadoras, mas Valente entende que isso seja de fácil execução.
O regulamento para a portabilidade de números de telefonia móvel ficará pronto até o final do ano. A intenção da Anatel, segundo Valente, é preparar, simultaneamente, a regulamentação para portabilidade entre números fixos. O passo seguinte será permitir portabilidade entre números dos dois serviços (fixo e móvel).

3G

Notícias relacionadas

No próximo mês será levado ao conselho diretor da Anatel o projeto com as diretrizes para a terceira geração de telefonia brasileira. A expectativa de Valente é que o tema entre em consulta pública em setembro. Ainda serão definidos a divisão de áreas e o tamanho dos blocos de freqüências.
A agência estuda a possibilidade de criar exigências distintas de velocidade de transmissão de dados de acordo com o tamanho das cidades cobertas pelas licenças 3G. ?Isso já é feito na Europa. Em cidades pequenas, a velocidade é de 64 kbps. Em cidades médias, em torno de 300 kbps. E em cidades grandes, acima de 1 Mbps?, detalhou o superintendente, que participou nesta quarta-feira, 23, do 4º Congresso GSM Brasil, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!