Anatel corrige sistema e reinicia consulta sobre transparência

Os funcionários da Anatel conseguiram nesta terça-feira, 23, ter acesso à consulta interna nº 473, que sugere mudanças no Regimento Interno da agência para a ampliação da transparência nos processos decisórios da autarquia. Durante todo o dia de ontem, o sistema de consultas internas apresentou falhas, o que impossibilitou a maioria dos servidores de ter acesso à proposta encaminhada pelo gabinete da conselheira Emília Ribeiro.
A Anatel informou que houve um "problema técnico" no seu sistema e, para evitar prejuízo à análise da proposta, a agência estendeu em um dia o prazo para a apresentação das contribuições. Agora, os servidores terão até o dia 13 de abril para comentar o texto.
Habeas data

Notícias relacionadas
A falha no sistema foi motivo de muitos comentários dentro e fora da Anatel. O representante da sociedade no Conselho Consultivo da agência José Zunga chegou a cogitar a necessidade de solicitar informações oficiais da agência sobre os motivos da impossibilidade de acesso à consulta, caso a falha permanecesse hoje. "Eu quero crer que alguma falha técnica causou isso, senão sexta-feira vamos solicitar formalmente explicações", comentou o conselheiro em entrevista ontem à noite a este noticiário. Na próxima sexta, 26, o Conselho Consultivo se reúne para discutir diversas pautas.
Zunga é favorável à proposta de ampliação da transparência na Anatel. Para ele, "a transparência não causa problemas, só soluções", na medida em que aproxima o órgão regulador da sociedade. "Quando a Anatel se pauta pela obscuridade, ganham os corredores e quem perde é a sociedade", analisa o conselheiro. Zunga lembrou que o Conselho Consultivo há tempos tem aprovado resoluções solicitando a divulgação pública das decisões da Anatel e dos documentos que embasaram as deliberações.
O conselheiro quer que a Anatel abra-se à sociedade o mais rápido possível e espera que a proposta seja aprovada pela agência. Caso a Anatel mantenha a política de não divulgação de seus atos, Zunga acredita que talvez seja necessário que a sociedade se organize e peça um habeas data contra a agência reguladora. O habeas data é uma ação que pode ser movida por pessoas físicas ou jurídicas para que lhe sejam garantidos o acesso à informação. "Se até os porões da ditadura se dobraram a esse instrumento, não é possível que a Anatel não se dobrará", afirmou.
Apoios
A ex-procuradora da Anatel, Ana Luiza Valadares, também manifestou-se favoravelmente à proposta de abertura da agência à sociedade. Em sua página pessoal, a advogada elogiou a proposta e parabenizou a conselheira Emília Ribeiro. "A proposta é super alvissareira e uma grande oportunidade para a Anatel se modernizar, adotando os modelos de boa governança pública", afirmou a advogada a este noticiário. Ana Luiza comentou que a Federal Communications Commission (FCC) abriu canais nos principais sites sociais na Internet (como Facebook e Twitter) para ampliar a discussão sobre temos de interesse da sociedade, como o recente plano de banda larga anunciado pelo governo dos Estados Unidos.
À frente da procuradoria, Ana Luiza passou a divulgar todos os seus pareceres no site da Advocacia-Geral da União (AGU) como forma de ampliar o acesso às análises jurídicas sobre os projetos da Anatel. Em vários desses pareceres há citações à necessidade de ampliação da transparência da agência reguladora. Antes de deixar a agência, a então procuradora produziu um parecer específico sobre o sigilo dos Procedimentos de Apuração por Descumprimento de Obrigação (Pados) em que recomenda expressamente que as reuniões e sessões da Anatel sejam abertas ao público e que a autarquia aplique o preceito da transparência como regra e do sigilo apenas em casos excepcionais.
O Sindicato dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras (Sinagências) emitiu nota apoiando a iniciativa da conselheira Emília Ribeiro. "A transparência encoraja o desenvolvimento e a contínua melhoria de processos, auxilia a reduzir a incidência e o impacto da arbitrariedade em decisões regulatórias. Em resumo, cria um círculo virtuoso: usuários dos serviços passam a confiar mais na Administração Pública, porque interesses especiais têm menos poder para manipular o Estado e o mercado", afirma o presidente do sindicato, João Maria Medeiros de Oliveira, na nota. Segundo funcionários da agência, a consulta nº 473 já recebeu mais de 300 visitas neste primeiro dia de circulação oficial do documento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!