A Sky celebrou um acordo para utilização da rede neutra de fibra óptica da V.tal, mirando a expansão da oferta de banda larga em todo o País. Em 2024, a parceria deve viabilizar o ingresso da operadora em 180 cidades.
"A parceria será um importante vetor de crescimento para a Sky, pois nos permite alcançar uma cobertura nacional, com lançamento em um curto time-to-market", explicou o diretor de engenharia de banda larga da empresa, Rodrigo Fernandes, em entrevista ao TELETIME.
Ao lado da V.tal, as ativações vão ocorrer majoritariamente no modelo de fibra até o poste (FTTP), com a tradicional rede credenciada da Sky sendo responsável pela instalação casa-cliente, explicou Fernandes. O modelo de fibra até a residência (FTTH) também será usado, em menor escala.
A entrada nas 180 cidades ocorrerá em ondas, com soft launch em março em praças nos arredores de Brasília e do estado de Goiás. A Sky já contava com a oferta de fibra em 200 municípios a partir de contratos com as redes neutras FiBrasil, I-Systems e American Tower; ao ser praticamente dobrada até o final do ano, a presença deve atingir praças correspondentes a 60% do PIB nacional.
"Provavelmente somos a única grande [operadora] a ter contrato com todas as principais redes neutras e com o modelo como estratégia primária", notou Fernandes. A Sky ingressou no mercado de fibra óptica em 2022, somando pouco mais de 33 mil clientes na tecnologia até o final de 2023 (segundo dados da Anatel).
Com ajuda da capilaridade da V.tal – que soma 22 milhões de casas passadas (HPs) com fibra óptica -, a intenção da Sky é atingir no médio prazo o top 10 do mercado de banda larga do País. "Certamente vamos figurar entre as maiores", projetou Fernandes. "[Somando as parcerias] nós teremos um dos principais footprints de HPs do Brasil".
Sinergias
A estratégia da Sky para a banda larga passa por sinergias com outros serviços da operadora, como a base de milhões de clientes na TV por assinatura via satélite (DTH) e os assinantes do serviço de streaming e TV ao vivo Sky+ (antigo DGO).
"Queremos trazer e oferecer para nossos clientes uma proposta de valor ainda melhor, com mais um produto no portfólio e tudo em uma conta só", apontou Fernandes. Ele destaca, contudo, que a oferta da banda larga não ficará restrita apenas ao público que já é parte da base.
Vale notar que a Sky tem oferecido condição diferenciada de contratação da banda larga para quem já é cliente de DTH da empresa, além de realizar comunicação direta para promover as vantagens da convergência (como o atendimento único pela mesma empresa). Mas o diretor de banda larga também aponta que mesmo para não clientes, os preços são competitivos.
Os planos do Sky Fibra são de 200 Mbps, 400 Mbps e 600 Mbps, com valores promocionais iniciais de R$ 79,90, R$ 89,90 e R$ 119,90, respectivamente, no caso da contratação com métodos de pagamentos automáticos. Ao lado da V.tal, a empresa também poderá optar por oferecer velocidades maiores, a depender da estratégia definida.
A sobreposição da rede da nova parceira com as demais fornecedoras neutras também é encarada como possível trunfo. "Certamente há cidades onde outras infraCos já estão, mas nossa visão é complementar mesmo que seja o mesmo footprint – até porque pode ser que uma rede não tenha disponibilidade e a outra tenha", apontou Fernandes.
Rádio
Conforme indicação feita por TELETIME no ano passado, a Sky encerrou em 2023 a operação de sua rede de banda larga sem fio (FWA) via rádio, baseada na rede LTE.
"O processo já está finalizado: fizemos migração de quem podia migrar para fibra e um trabalho bem próximo para descontinuidade do produto, com comunicação de forma ampla. Hoje não temos mais clientes [em FWA LTE]", apontou Rodrigo Fernandes. O destino do espectro de 2,5 GHz que suportava a prestação, contudo, ainda é assunto estratégico cujo qual a empresa guarda sigilo.