TIM e Claro adaptam agenda organizacional à LGPD

No Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações, evento organizado por TELETIME e que aconteceu nesta terça-feira, 23, as operadoras de TIM e Claro deram sinais de que a proteção de dados está na agenda organizacional e cultural de suas equipes.

Débora Araújo, DPO da Claro, afirmou que a operadora iniciou o seu plano de estruturação e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em 2019 baseado em um tripé: a proteção e privacidade de dados, a segurança de dados e a operação de dados.

"No pilar privacidade e proteção de dados, fizemos um inventário sobre as nossas experiências internas nesses aspectos. E iniciamos a revisão de contratos para acomodar a proteção de dados em seu escopo. Também criamos Comitês internos para avaliação de riscos de privacidade e proteção de dados. Temos um site que mostra informações para o titular dos dados sobre os seus direitos", disse a executiva da Claro.

Notícias relacionadas

A DPO diz que a operadora adaptou incidentes e definiu um plano de padrões mínimos de segurança. E no pilar operação de dados, a Claro elaborou uma política de conscientização para iniciar um processo de mudança de cultura interna sobre os direitos de proteção de dados e privacidade. Aráujo pontuou que o direito do titular dos dados é um aspecto que a operadora coloca em primeiro plano.

Novas oportunidades

O DPO da TIM, Piero Formica, destacou a importância da economia digital. "Os dados são indispensáveis para o setor de telecomunicações. E nosso plano é muito parecido com o da Claro e de outras operadoras", disse o executivo. Ele falou ainda que a implementação das políticas de proteção de dados na TIM vem de uma experiência que a subsidiária italiana da operadora teve na Europa, com a implementação da GPDR (legislação de proteção de dados europeia).

Formica reconhece que o setor de telecomunicações precisa entender que, com a entrada em vigor da LGPD, abre-se uma janela de oportunidade para novos negócios. "Quando falamos de oportunidades, falamos de desenvolvimento de novos produtos com o máximo de respeito ao titular, à transparência e à ética", afirmou. Na sua avaliação, a legislação é uma grande oportunidade para também ajudar no crescimento da reputação de qualquer empresa.

A chegada do 5G, diz Formica, vai transformar completamente o uso de dados dos clientes e trazer a necessidade de mais cuidados no tratamento. "Ao mesmo tempo que temos que implantar infraestrutura em todo o País, também devemos ter segurança nos dados dos usuários", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!