Aneel adia em até dois meses decisão sobre regulamento de postes

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou em até dois meses a deliberação do órgão sobre o novo regulamento de compartilhamento de postes entre os setores de energia elétrica e telecomunicações.

A decisão ocorreu em razão de uma prorrogação de pedido de vista aprovada na primeira reunião pública da agência em 2024, realizada nesta terça-feira, 23. A solicitação foi realizada pelo diretor Fernando Mosna e acatada pelo colegiado da reguladora.

Conforme apurou TELETIME, o prazo adicional para análise é de até oito reuniões ordinárias da diretoria da Aneel (embora não haja impedimento que o processo volte à pauta antes deste limite). Caso utilizado o prazo máximo, a deliberação ficaria para a reunião ordinária de 26 de março, conforme o calendário de reuniões da agência.

Notícias relacionadas

Entenda o caso

O novo regulamento para compartilhamento de postes já foi aprovado pela Anatel em outubro de 2023, mas depende da aprovação na Aneel para entrar em vigência. No ano passado, a cessão obrigatória ou facultativa dos pontos de fixação em postes pelas concessionárias de energia elétrica foi considerada o pivô de divergências entre diretores da reguladora do setor elétrico – culminando no pedido de vista original de Fernando Mosna.

Em paralelo, o regulamento discutido pelas agências traz novas regras para o reordenamento das redes aéreas e também cria a figura de empresas exploradoras independentes, ou as posteiras. Haverá ainda uma consulta sobre a metodologia de cálculo dos valores de referência do aluguel dos postes pelas operadoras de telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!