A Intelig Telecom está testando equipamentos de Voz sobre IP (VoIP), principalmente gateways e repetidores, para oferecer telefonia IP pela rede pública a seus clientes corporativos. A intenção é que o novo serviço seja lançado ainda no primeiro semestre de 2004.
Atualmente, a espelho oferece VoIP para aproximadamente 30% dos seus clientes atendidos por redes privadas virtuais e usam a tecnologia para conectar matrizes e filiais. O novo serviço será oferecido tanto para esses clientes, como para pequenas e médias empresas que poderão usar seus atuais meios de acesso de dados para trafegar voz. ?Compartilhando o meio de acesso como ADSL ou fibra óptica para trafegar voz e dados, as pequenas empresas terão fortes reduções de custos?, garante o diretor de produtos da Intelig, Eugênio Pimenta. Ele afirma que a redução pode chegar a 30% para as empresas que fazem muitas ligações DDD e DDI pelo meio tradicional.
Em uma segunda etapa, a espelho pretende fechar acordos com integradores. ?Unified message e back up de informações são alguns dos serviços possíveis e interessantes para nossos assinantes que, porém, não fazem parte do escopo da Intelig, por isso devem ser oferecidos por parceiros?, diz Pimenta. Mas, segundo o executivo, essa oferta de serviços não deve começar antes de 2005. ?A telefonia IP está começando e essa demanda ainda não existe. Além disso, muitas dessas novidades exigem terminais IP que, embora estejam sofrendo queda nos preços, ainda são considerados muito caros?.
Internet grátis
Além do investimento em VoIP, a Intelig prepara para esse semestre o lançamento de seu provedor de internet gratuito. Sem dar maiores detalhes, Pimenta afirma que a empresa estuda business cases de outros provedores para saber a estratégia a ser seguida.