66% dos brasileiros com smartphone assinam serviços de streaming

Streamings
Foto: Pixabay

A proporção de assinantes de serviços de streaming de filmes e séries evoluiu nos últimos anos. De 2019 para cá, período marcado especialmente pela pandemia de Covid-19, subiu de 45% para 66% a proporção média de brasileiros com smartphone que assinam esse tipo de serviço. Mas considerando apenas o comparativo entre os anos de 2022 e 2023, o número caiu: em novembro do ano passado, 69% assinavam as plataformas.

É o que indica o Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil de dezembro de 2023. O questionário foi elaborado por Mobile Time e aplicado online entre 15 e 24 de novembro de 2023 pela Opinion Box, junto a 2.068 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. 

Em relação ao número de serviços assinados, a maior fatia – 39% – assina apenas um. Em seguida, estão os assinantes de dois serviços, que representam 28%. Chama atenção ainda os 10% que assinam cinco ou mais. Na média, o número de serviços de streaming por assinante é de 2,3.

Notícias relacionadas

O hábito de assinar plataformas de streaming é mais comum entre a faixa etária de 16 a 29 anos, onde 72% são assinantes, do que entre a fatia de 30 a 49 anos, com 67%, ou ainda o público com 50 anos ou mais, com 61%. Também é mais comum entre brasileiros das classes A e B – 74% – do que entre os da classe C (68%) ou D e E (56%). 

No ranking dos streamings mais assinados, a Netflix ainda nada de braçada, com 80% dos entrevistados respondendo que são assinantes da plataforma. 47% responderam que assinam o Prime Video, 25% o Disney+, 23% o Globoplay e 19% a HBO Max. Vale destacar a ascensão da plataforma brasileira: em um ano, subiu de 19% para 23% a penetração do Globoplay entre os assinantes de streaming de vídeo, ultrapassando assim a HBO Max. 

Os serviços de música deram um salto: em 2019, eram assinados por 26% dos respondentes; em 2023, por 43%. O Spotify domina, com 62% afirmando que usam o serviço. Na sequência aparece o Deezer, com 13%, e o Amazon Music, com 7%. Lembrando que esses apps não são apenas utilizados para ouvir música: 44% escutam podcasts nos seus smartphones e 36% faz isso via Spotify. 

Panorama geral – uso de aplicativos 

O panorama geral aponta que 98% dos brasileiros com smartphone já instalaram algum aplicativo e que 78% deles nunca pagaram pelo download de um app. A principal razão apontada por 69% é "não ver necessidade". Além disso, 13% acham caro e 10% reclamam de não poder testar antes. O modelo "freemium" é o preferido de 40% dos brasileiros para o uso de apps: download gratuito, sem publicidade, mas com recursos premium pagos. Mas se analisada especificamente os usuários das classes D e E, o modelo preferido é o gratuito com publicidade (44%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!