A Tereos, empresa de produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, se juntou a Embratel, a Claro e a Sol Internet of People para ampliar a cobertura 4G em suas áreas de plantio de cana-de-açúcar.
Diversas antenas serão instaladas em áreas produtivas estratégicas da empresa e seus parceiros, localizadas no interior de São Paulo, por meio de uma solução nomeada Campo Conectado, expandindo a cobertura de celular nas operações.
O projeto, que irá beneficiar todas as áreas produtivas e unidades industriais da companhia, visa solucionar desafios de avanços tecnológicos no campo por conta da falta de conectividade em alguns pontos.
Com a iniciativa, pretendem ampliar a comunicação, diminuir interferências no monitoramento no campo, melhorar o uso de aplicativos online para apontamentos e em tecnologias de piloto automático.
A implementação do projeto, que deve estar concluída no prazo de um ano, contará com o apoio da Sol, que entrará com soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural.
A Tereos tem acesso ainda a um Centro de Gestão de Rede exclusivo da Embratel para o agronegócio. "Com o Campo Conectado, será possível integrar os mais diversos maquinários com tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Análise de Dados e Computação em Nuvem. Assim, conseguimos levar mais inovação com uma comunicação de ponta", afirma Adriano Rosa, Diretor-Executivo da Embratel.